Suécia converte comissários de bordo em auxiliares de enfermagem para enfrentar coronavírus

Claudia Wallin, correspondente em Estocolmo

Enquanto a curva de evolução do coronavírus segue em ritmo ascendente na Suécia, comissários de bordo dispensados temporariamente da companhia aérea Scandinavian Airlines (SAS) estão sendo transformados em auxiliares de enfermagem.

A partir desta quinta-feira (2), o primeiro grupo de comissários treinados de forma intensiva entra na linha de frente de combate à Covid-19, a fim de reduzir a sobrecarga de médicos e enfermeiros no país.

A expectativa é de que mais de mil funcionários da SAS irão aderir ao programa de treinamento, oferecido gratuitamente em Estocolmo na Universidade Sophiahemmet. A SAS afastou temporariamente um total de dez mil funcionários – 90% da sua força de trabalho – no último dia 15 de março, em função da drástica redução do tráfego aéreo diante do fechamento de fronteiras de vários países e das medidas restritivas para conter o impacto da infecção viral.

Mas como parte do amplo pacote anunciado pelo governo sueco para amenizar a crise e estender a mão a empregados e empregadores, o Estado já entrou em campo para subsidiar até 90% do salário dos trabalhadores afastados das empresas do país. Os governos da Dinamarca e da Suécia – que detêm, respectivamente, fatias de 14,82% e 14,24% na SAS – também ofereceram socorro à companhia para tentar evitar o pior. Os dois países darão 3 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 1,5 bilhão) em garantias de crédito à SAS.

“É muito importante poder contribuir para o bem-estar da sociedade em um momento como este”, diz à RFI o sueco Filip Palmgren, que trabalhava como comissário de bordo da SAS desde 2017 e que inicia agora sua nova função como auxiliar de enfermagem no Hospital Sophiahemmet.

O comissário Filip Palmgren: ‘É importante contribuir para o bem-estar da sociedade neste momento’

De acordo com as estatísticas oficiais divulgadas nesta quinta-feira pela agência sueca de Saúde Pública (Folkhälsomyndigheten), a Suécia contabiliza 5.466 casos confirmados do novo coronavírus, e 282 mortes. A maioria dos casos está concentrada na capital, Estocolmo.

Treinamento intensivo

O programa de formação dos comissários de bordo na Universidade Sophiahemmet consiste de três dias de treinamento intensivo. O primeiro módulo envolve informações abrangentes sobre o novo coronavírus, assim como técnicas de esterilização e rotinas de higiene e alimentação dos pacientes.

Na sequência, os participantes aprendem a operar equipamentos como elevadores elétricos para levantar e movimentar pacientes acamados, além do aprendizado de tarefas administrativas básicas e de aulas sobre as leis de privacidade e proteção de dados pessoais de pacientes.

Ao final do curso, os comissários de bordo são submetidos a uma prova a fim de aferir sua capacidade para entrar de imediato na frente de emergência de combate ao coronavírus nos hospitais da Suécia.

“É importante frisar que os participantes do curso atuarão apenas em atividades de apoio ao trabalho dos profissionais de saúde. O tratamento de pacientes é responsabilidade exclusiva de médicos e enfermeiros qualificados”, destaca a reitora da Universidade Sophiahemmet, Johanna Adami.

Integrante da primeira turma de 30 comissários de bordo treinados, Filip Palmgren diz que as características da profissão facilitam a adaptação ao trabalho como auxiliar de enfermagem.

“Como comissários de bordo, somos muito bons em lidar com situações de emergência e tomar decisões rápidas, e estamos habituados a lidar diariamente com pessoas de forma eficiente”, diz Filip.

A reitora da Universidade Sophiahemmet observa que as habilidades de comunicação dos comissários de bordo também serão importantes para a tarefa de levar informação e conforto a pacientes e familiares.

“Em sua nova função, eles terão, por exemplo, a responsabilidade de informar familiares sobre o estado de pacientes internados em unidades de terapia intensiva”, diz Johanna Adami.

“Comissários de bordo são profissionais muito bem treinados e bem preparados para lidar com situações inesperadas, além de terem conhecimento básico sobre problemas de saúde. Estão, portanto, perfeitamente capacitados para contribuir em termos de aliviar a carga de trabalho que os profissionais de saúde do país enfrentam neste momento”, ela acrescenta.

 

Comissário de bordo da SAS durante o treinamento intensivo na Universidade Sophiahemmet de Estocolmo

Até o momento, a maioria dos comissários de bordo inscritos no programa são funcionários que trabalhavam em regime parcial na SAS. Todos receberão salário para desempenhar a nova função como auxiliares de enfermagem.

“Assim que soube do curso, não hesitei em me candidatar. É uma fantástica oportunidade de poder participar dos esforços para combater a Covid-19. E é a coisa certa a fazer pela sociedade neste momento”, diz outra participante do curso para comissários da SAS, Karin Rosander.

Pronto para assumir a nova função no hospital Sophiahemmet nesta quinta-feira, Filip Palmgren diz não estar preocupado com a possibilidade de ser infectado pelo novo coronavírus. “É claro que vejo com seriedade a atual pandemia. Mas estou confiante de que, ao seguir as rotinas de cuidado e higiene, estarei seguro”, afirma.

Deitado na cama hospitalar, o comissário de bordo Filip Palmgren durante o curso intensivo

A transformação de comissários de bordo em auxiliares de enfermagem é resultado de um diálogo entre a SAS, a empresa de recrutamento Novare Human Capital e a Fundação Marianne e Marcus Wallenberg, que financia o programa de treinamento.

“Assim que recebemos a proposta de treinar comissários de bordo, em apenas uma hora tomamos a decisão de colocar o programa em prática. Todos precisam assumir sua responsabilidade social em um momento de crise como este”, diz a reitora Johanna Adami.

Aposta na imunização coletiva

Frente à esperada elevação da incidência da Covid-19 na Suécia, as autoridades de saúde mantêm no momento a dupla estratégia de adotar medidas graduais de contenção da crise em termos da restrição da circulação de pessoas, enquanto empreendem uma operação de emergência para triplicar o número de leitos de terapia intensiva e se preparar para o pior.

Em contraste com as medidas mais extremas adotadas pelos vizinhos europeus, a Suécia não decretou o confinamento: a maioria dos cafés, restaurantes e lojas permanecem abertos – embora com movimento visivelmente reduzido –, e apenas as escolas de ensino médio e universidades foram fechadas. Creches e instituições do ensino fundamental continuam funcionando normalmente. As autoridades optaram pela via da imunização coletiva.

Ao mesmo tempo, as autoridades de saúde mantêm a população informada diariamente sobre a evolução da crise e da estratégia de enfrentamento ao coronavírus no país, além de advertir para as rígidas regras de higiene e distanciamento social – em particular as medidas de isolamento e proteção dos idosos e grupos de risco. Em cumprimento às orientações, grande parte dos trabalhadores adotaram o sistema de teletrabalho, e o movimento nas ruas é notadamente reduzido.

Eventos culturais e esportivos foram cancelados e as estações de esqui fecharam as portas, diante da recente decisão do governo de reduzir de 500 para 50 pessoas o limite máximo permitido para encontros públicos.

Em declarações à TV pública SVT na noite de quarta-feira, o primeiro-ministro Stefan Löfven destacou que medidas mais drásticas de isolamento podem vir a ser adotadas, e advertiu que a crise deverá durar “meses, e não semanas”.

“Tenho respeito pela estratégia decidida pelo governo”, diz o comissário de bordo Filip Palmgren. “A situação é difícil para todos nós, e a iniciativa de treinar comissários de bordo para auxiliar o trabalho dos profissionais de saúde é um exemplo de solução criativa para fazer frente à crise que enfrentamos.”

2 de Abril de 2020

116 respostas
« Older CommentsNewer Comments »
  1. book epub
    book epub says:

    Social Science Research Begins And Ends With Observations Student’S Guide
    To Chemistry The Central Science

    Responder
  2. maeng da kratom
    maeng da kratom says:

    I’m amazed, I must say. Seldom do I come across a blog that’s both educative and engaging, and without a doubt, you’ve hit the nail on the head. The problem is something which not enough folks are speaking intelligently about. Now i’m very happy that I came across this during my search for something relating to this.

    Responder
  3. kundalini
    kundalini says:

    I like it when individuals come together and share views. Great blog, continue the good work.

    Responder
  4. Live TV channels
    Live TV channels says:

    Oh my goodness! Impressive article dude! Thank you, However I am encountering issues with your RSS. I don’t understand why I am unable to subscribe to it. Is there anybody having identical RSS problems? Anyone that knows the answer will you kindly respond? Thanx.

    Responder
  5. colleges for surgical technologist
    colleges for surgical technologist says:

    Hi there, I think your site might be having internet browser compatibility problems. Whenever I look at your website in Safari, it looks fine however when opening in I.E., it has some overlapping issues. I just wanted to give you a quick heads up! Aside from that, great website.

    Responder
  6. Kit Atacado
    Kit Atacado says:

    Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! :)

    Responder
  7. posh paradise wellness
    posh paradise wellness says:

    Good web site you’ve got here.. It’s difficult to find high quality writing like yours nowadays. I truly appreciate individuals like you! Take care!!

    Responder
  8. cheap flight and car deals
    cheap flight and car deals says:

    Howdy! This post could not be written any better! Looking at this article reminds me of my previous roommate! He always kept preaching about this. I will send this information to him. Pretty sure he’ll have a good read. Thank you for sharing!

    Responder
  9. Here
    Here says:

    I blog frequently and I truly thank you for your information. The article has really peaked my interest. I will take a note of your blog and keep checking for new information about once per week. I opted in for your RSS feed too.

    Responder
  10. hollywoodfl
    hollywoodfl says:

    I truly love your blog.. Very nice colors & theme. Did you develop this site yourself? Please reply back as I’m looking to create my own blog and want to learn where you got this from or just what the theme is called. Many thanks!

    Responder
  11. watches
    watches says:

    This site was… how do I say it? Relevant!! Finally I’ve found something that helped me. Appreciate it!

    Responder
  12. love baby mammy
    love baby mammy says:

    Next time I read a blog, Hopefully it won’t fail me as much as this one. After all, Yes, it was my choice to read, nonetheless I truly thought you’d have something helpful to say. All I hear is a bunch of complaining about something that you could possibly fix if you weren’t too busy looking for attention.

    Responder
  13. John Deere Repair Manuals
    John Deere Repair Manuals says:

    This could be the right blog for everyone who is desires to be familiar with this topic. You already know much its practically not easy to argue along (not that I just would want…HaHa). You certainly put the latest spin with a topic thats been discussing for decades. Excellent stuff, just great!

    Responder
  14. love baby mammy
    love baby mammy says:

    This is the perfect site for everyone who would like to understand this topic. You know a whole lot its almost hard to argue with you (not that I actually will need to…HaHa). You definitely put a brand new spin on a subject which has been discussed for decades. Great stuff, just great.

    Responder
  15. ebook
    ebook says:

    Brothers Karamazov Lying To Yourself In Chemistry Alcohol Is A Solution

    Responder
  16. Skittles Shorts
    Skittles Shorts says:

    Good day! I could have sworn I’ve been to this website before but after looking at many of the articles I realized it’s new to me. Regardless, I’m definitely happy I stumbled upon it and I’ll be bookmarking it and checking back often!

    Responder
  17. book epub
    book epub says:

    Impact Factor Of International Journal Of Food
    Science And Technology Bilingual Education Reviving An American Tradition

    Responder
  18. books
    books says:

    Multicultural Literature In America Debbie Macomber
    Orchard Valley Series

    Responder
  19. homens engraçados
    homens engraçados says:

    me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

    Responder
  20. lampada de aquecimento aves
    lampada de aquecimento aves says:

    me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

    Responder
  21. ebook
    ebook says:

    Kmc College Term Dates Adobe Digital Editions How To Authorize A Device

    Responder
  22. all baby accessories
    all baby accessories says:

    Hello there! I could have sworn I’ve visited your blog before but after going through many of the posts I realized it’s new to me. Anyways, I’m certainly pleased I found it and I’ll be book-marking it and checking back often.

    Responder
  23. Derma Renew Ingredients
    Derma Renew Ingredients says:

    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon on a daily basis. It’s always interesting to read content from other authors and practice something from other sites.

    Responder
  24. Home
    Home says:

    You’ve made some good points there. I checked on the web for more information about the issue and found most individuals will go along with your views on this web site.

    Responder
  25. rr webmail
    rr webmail says:

    When I initially commented I appear to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every time a comment is added I receive 4 emails with the same comment. Is there a means you can remove me from that service? Thanks a lot.

    Responder
  26. her latest blog
    her latest blog says:

    It’s difficult to find experienced people about this topic, however, you sound like you know what you’re talking about! Thanks

    Responder
  27. Shapewear
    Shapewear says:

    You’re so interesting! I don’t think I’ve truly read through anything like that before. So great to find another person with unique thoughts on this issue. Seriously.. many thanks for starting this up. This site is one thing that’s needed on the internet, someone with a little originality.

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. Google disse:

    Google

    We came across a cool web site which you could possibly delight in. Take a appear if you want.

« Older CommentsNewer Comments »

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *