Suécia endurece lei antifumo e proíbe cigarro em espaços públicos

Claudia Wallin, correspondente da RFI em Estocolmo

Na Suécia, a meta do governo é tornar o país livre do cigarro até 2025. E para isso, novas restrições ao fumo entraram em vigor neste verão sueco: agora é proibido fumar também nas varandas de bares e restaurantes, assim como em pontos de ônibus, plataformas de trens, parques infantis, campos de esportes e na entrada de lojas, bibliotecas e hospitais. A proibição inclui os cigarros eletrônicos.

A nova lei antifumo tem o apoio da ampla maioria da população – as estatísticas apontam que 11 por cento dos 10 milhões de habitantes da Suécia fumam diariamente. Outros dez por cento fumam apenas ocasionalmente no país, onde a proibição do fumo no interior de bares e restaurantes foi introduzida em 2005.

Além das novas restrições impostas pelo governo a nível nacional, vários municípios do país também determinaram a proibição do fumo em praias e locais públicos de banho.

Turistas desavisados têm se surpreendido com a proibição do fumo em espaços públicos. E a reação dos suecos à nova lei, que entrou em vigor no dia 1 de julho, não tem sido livre de controvérsias.

Deputado não-fumante é contra

Para alguns, a proibição representa um cerceamento das liberdades individuais. O deputado do Partido Liberal sueco Joar Forssell, que sofre de asma e é não-fumante, chegou a se fantasiar de cigarro em um bar ao ar livre de Estocolmo para protestar contra a nova lei. Ele argumentou que as pessoas devem ter o direito de fazer o que quiserem com seus próprios corpos, e citou um estudo recente para afirmar que os riscos representados pelo fumo passivo são exagerados.

“A proibição do cigarro pode parecer uma questão trivial, mas é quando uma minoria faz algo que a maioria não gosta que a tolerância de uma sociedade é posta à prova”, disse Forssell, ao lado de um grupo de manifestantes que fumavam sem parar.

“A ambição é clara – o Estado não quer que as pessoas fumem. Mas qual é o preço, em termos de liberdade invidividual, a ser pago por uma sociedade sem cigarro?  A meu ver, a nova lei tem menos a ver com a saúde dos cidadãos, e mais com uma tentativa de acabar com qualquer comportamento que não seja desejável”, acrescentou ele.

 

O deputado Joar Forssell fantasiado de cigarro em protesto contra a nova lei

Estado patrulhador

Outro debate acalorado aconteceu recentemente na TV do jornal Aftonbladet, quando a editora de cultura se posicionou contra a nova lei.

“Este é um novo tipo de moralismo na Suécia que me desagrada muito”, disse Åsa Linderborg. “A lei antifumo é mais um exemplo de como o Estado patrulha as fronteiras morais, acrescentou a editora.

“Não quero ser fumante passiva”, rebateu uma das participantes do debate. “E tenho o direito de jantar fora sem voltar para casa fedendo como um macaco”.

O governo sueco destaca que a proibição do cigarro em espaços públicos reduz a exposição das pessoas ao fumo – em especial as crianças e adolescentes -, e representa mais um passo na meta de diminuir ainda mais o número de fumantes no país. As autoridades suecas enfatizam que a proibição do fumo no interior de bares e restaurantes, há 14 anos, resultou na redução do fumo e também das doenças relacionadas ao consumo de tabaco. Espera-se, assim, que a nova lei amplie estes resultados.

A fim de vigiar o cumprimento da lei, as autoridades encorajam os cidadãos a denunciar eventuais transgressões às novas normas:

“É uma tarefa impossível controlar se a proibição do fumo está sendo cumprida em todos os locais atingidos pela lei. O público deve prestar queixa contra estabelecimentos que permitirem o fumo”, disse Suzanne Bengtsson, do conselho administrativo do município de Estocolmo, em entrevista à TV sueca.

Vigilância e punição

Em princípio, os fumantes que violam a lei não são diretamente punidos: cabe aos donos de bares e restaurantes, por exemplo, garantir o cumprimento da proibição. E a multa a esses estabelecimentos por eventuais infrações pode chegar a 50 mil coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 20 mil.

Parte dos proprietários de bares e restaurantes reclama que, dessa forma, seus funcionários estão tendo a função extra de vigiar os clientes.

“Acho errado que nós, donos de estabelecimentos, sejamos multados se outras pessoas não respeitarem a lei. Seria mais lógico aplicar multas contra aqueles que infringirem as normas”, diz Jennifer Glag, dona de um bistrô.

Mas se um fumante se negar a apagar o cigarro diante de uma advertência, e também se recusar a deixar o local, ele pode ser retirado pela polícia – e em seguida responder a um processo legal que pode acarretar multas.

Mascar fumo

Apesar de o consumo de cigarros estar em declínio na Suécia, não se pode dizer o mesmo em relação ao snus – o tradicional tabaco sueco umedecido, que foi criado no país no século XVIII. Envolvido em embalagens que parecem saquinhos de chá em miniatura, o snus é usado entre a gengiva e o lábio superior, e libera nicotina por cerca de uma hora. O produto é ilegal em todos os países da União Européia, com exceção da Suécia e da Noruega – que também adotou medidas vigorosas contra o fumo.

14 de Agosto de 2019

2525 respostas
« Older Comments
  1. togel singapura
    togel singapura says:

    Great info. Lucky me I came across your site by chance (stumbleupon). I have saved as a favorite for later!

    Responder
  2. penaungu.com
    penaungu.com says:

    I’m very happy to find this site. I need to to thank you for your time for this particularly wonderful read!! I definitely liked every part of it and i also have you bookmarked to see new stuff in your website.

    Responder
  3. TipsGaptek
    TipsGaptek says:

    You’re so cool! I don’t think I’ve truly read something like that before. So wonderful to find someone with a few genuine thoughts on this topic. Really.. thanks for starting this up. This website is something that is required on the internet, someone with some originality!

    Responder
  4. Echo Lorr
    Echo Lorr says:

    I simply want to tell you that I am new to weblog and absolutely loved this web site. More than likely I’m going to bookmark your website . You really come with fabulous posts. Kudos for sharing your webpage.

    Responder
  5. http://www.videomax.co/
    http://www.videomax.co/ says:

    I need to to thank you for this good read!! I certainly loved every little bit of it. I have you book-marked to look at new things you post…

    Responder
  6. brainoutlevel.com
    brainoutlevel.com says:

    Greetings! Very helpful advice within this article! It is the little changes that will make the most important changes. Thanks a lot for sharing!

    Responder
  7. como ser sexy
    como ser sexy says:

    Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! :)

    Responder
  8. SLOT LEXUS
    SLOT LEXUS says:

    May I just say what a relief to uncover an individual who actually knows what they are discussing on the net. You definitely understand how to bring a problem to light and make it important. More and more people need to check this out and understand this side of the story. I can’t believe you are not more popular since you certainly possess the gift.

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

« Older Comments

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *