Suécia, o país onde deputados não têm assessores, dormem em quitinete e pagam pelo cafezinho

Claudia Wallin, de Estocolmo para a BBC News Brasil

A frase que resume a ausência de privilégios dos parlamentares da Suécia é de Joakim Holm, um cidadão: ”Sou eu que pago os políticos”, me disse certa vez o sueco, em uma rua de Estocolmo. ”E não vejo razão alguma para dar a eles uma vida de luxo”.’

Para os deputados suecos do novo Parlamento, eleito em setembro passado, a realidade é a austeridade de sempre: gabinetes de até sete metros quadrados, apartamentos funcionais que chegam a ter 16 metros quadrados, e rígidos limites para o uso do dinheiro dos contribuintes no exercício da atividade parlamentar.

Benefícios extras concedidos a parlamentares no Brasil – como verbas para fretamento de aeronaves, aluguel e demais despesas de escritório político na base eleitoral; alimentação do parlamentar; contratação de secretária e entre 25 e 50 assessores particulares; ressarcimento de gastos com médicos; auxílio-creche pago por cada filho até os seis anos de idade; auxílio-mudança para se transferir para a capital; fundos para contratação de consultorias, assinatura de publicações e serviços de TV, além de divulgação de mandato – não são oferecidos a deputados suecos.

E imunidade parlamentar é um conceito que não existe na Suécia.

Deputado Per-Arne Håkansson no bandejão do Parlamento

“Somos cidadãos comuns”, diz à BBC News Brasil o deputado Per-Arne Håkansson, do partido Social-Democrata, em seu gabinete no Parlamento sueco.

“Não há sentido em conceder privilégios especiais a parlamentares, uma vez que nossa tarefa é representar os cidadãos e conhecer a realidade em que as pessoas vivem. Também pode-se dizer que é um privilégio em si representar os cidadãos, uma vez que temos a oportunidade de influenciar os rumos do país”, acrescenta Håkansson.

 

619 respostas
« Older CommentsNewer Comments »
  1. where to buy fleck 5600sxt water softener
    where to buy fleck 5600sxt water softener says:

    Hey there excellent blog! Does running a blog like this require a great deal of
    work? I have no understanding of programming but I had been hoping to start my own blog
    in the near future. Anyhow, should you have
    any recommendations or tips for new blog owners please share.
    I understand this is off subject but I just wanted to ask.
    Thank you!

    Responder
  2. acheter steroides en ligne
    acheter steroides en ligne says:

    That is very attention-grabbing, You’re a very professional blogger. I’ve joined your rss feed and look forward to in the hunt for more of your excellent post. Additionally, I have shared your website in my social networks!

    Responder
  3. Buy Reductil online
    Buy Reductil online says:

    Nice post. I used to be checking constantly this blog and I’m impressed! Very useful information specifically the last part :) I care for such information a lot. I used to be looking for this certain information for a very lengthy time. Thank you and good luck.

    Responder
  4. conheça sua biblia de capa a capa
    conheça sua biblia de capa a capa says:

    I’d have to examine with you here. Which is not one thing I usually do! I take pleasure in reading a post that may make folks think. Additionally, thanks for permitting me to comment!

    Responder
  5. bakterijos nuotekoms
    bakterijos nuotekoms says:

    Hello, you used to write great, but the last few posts have been kinda boring?K I miss your great writings. Past several posts are just a bit out of track! come on!

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

« Older CommentsNewer Comments »

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *