Incêndios na Suécia atingem área equivalente a 35.700 campos de futebol

Claudia Wallin, de Estocolmo para a Rádio França Internacional – Na Suécia, a maior onda de calor dos últimos 260 anos provoca os mais graves incêndios florestais da história moderna do país. Sete países da União Européia já se uniram aos esforços para ajudar a Suécia a combater as chamas, que atingem uma área total de 250 quilômetros quadrados – o que equivale aproximadamente a 40 por cento do território da cidade do Rio de Janeiro.

A situação é crítica, e os suecos esperam desesperadamente pela chuva. Mas a previsão do serviço de meteorologia sueco é de mais calor intenso para os próximos dias, com temperaturas que devem atingir até 35 graus em algumas regiões. As temperaturas elevadas desta que promete ser a semana mais quente do ano não apenas dificultam o combate às chamas, como também podem deflagrar novos incêndios. O comando das operações de combate ao fogo alerta que o risco de incêndios deve atingir um nível extremamente alto na sexta-feira, especialmente no sul do país.

No momento, há cerca de 20 focos de incêndio no centro, no norte e no sul da Suécia. O número total de pontos de incêndio diminuiu, uma vez que vários deles se ampliaram e acabaram se fundindo – no domingo, contava-se um total de 50 focos de incêndio. Não há esperança de debelar o fogo a curto prazo: a previsão é de que os trabalhos de contenção devem se estender pelas próximas semanas.

Em relação aos incêndios maiores, a expectativa é ainda mais alarmante: o chefe das operações na região de Gävleborg (centro da Suécia), Patrik Åhnberg, disse à TV pública sueca SVT que os focos mais dramáticos só devem ser totalmente debelados quando a neve do inverno chegar, entre os meses de outubro e novembro.

A maioria dos focos de incêndio atinge o centro e o sul do país – mas a onda de calor, com temperaturas de até 33 graus, fez com que as chamas se alastrassem na semana passada até o Círculo Polar Ártico, em cerca de dez áreas da região, como a Lapônia. Os alarmes continuam ativos e neste momento são especialmente graves nas regiões de Gävleborg, Jämtland y Dalarna, no centro do país, onde as florestas ardem há uma semana.

Os piores incêndios se concentram na municipalidade de Ljusdal, na região de Gävleborg. A área consumida pelo fogo somente em Ljusdal já é maior que os incêndios florestais do verão de 2014 na Suécia, quando o fogo consumiu 14 mil hectares de florestas na região de Västmanland.

Na capital sueca, um foco de incêndio chegou a atingir as proximidades do aeroporto de Arlanda no domingo, mas os bombeiros conseguiram controlar o incêndio, depois de um fim de semana de temperaturas mais amenas.Em todo o país, os incêndios arrasaram nos últimos dias um total de 25 mil hectares – uma área equivalente a 35.700 campos de futebol, segundo o jornal Expressen.

“A situação em que nos encontramos é excepcional”, afirmou o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, após visitar uma das regiões afetadas. Centenas de pessoas foram forçadas a deixar suas casas diante do avanço das chamas, sobretudo nas províncias de Jämtland, Västerbotten, Gävleborg e Dalarna. Nas áreas evacuadas, a polícia sueca mobilizou patrulhas a fim de evitar roubos nas casas abandonadas.

Em regiões próximas a áreas de risco, milhares de pessoas estão sendo orientadas a permanecer em casa com as janelas e portas fechadas, a fim de evitar a inalação de fumaça. Até o momento, não há registro de vítimas ou feridos. Várias estradas próximas aos focos de incêndio continuam interditadas.

Os serviços de trem operam há vários dias com interrupções e atrasos. Na cidade de Uppsala, ao norte da capital sueca, os residentes foram proibidos de fazer churrascos, depois de 18 dias consecutivos sem chuvas e de temperaturas que chegaram aos 34,4 graus – a mais alta temperatura já registrada na cidade desde 1947. Em quase todo o país, vigora a proibição de churrascos ao ar livre em parques e florestas, sob pena de multas ou até quatro anos de prisão para quem violar a ordem.

Proibido fazer churrasco: até quatro anos de prisão para quem violar a ordem

Racionamento de água

Em vários municípios, as autoridades impuseram também um racionamento de água para fazer frente a esse período incomum de seca, e os moradores estão proibidos, por exemplo, de regar os jardins de casa. Pouco acostumados ao calor extremo, os suecos estão até tomando banhos nas fontes dos parques.

Além dos efetivos da Defesa Civil, 500 soldados das Forças Armadas suecas foram mobilizados para apoiar as operações de contenção dos incêndios. Mas sem o preparo de um país nórdico como a Suécia para enfrentar o calor e os incêndios, os suecos foram obrigados a pedir ajuda internacional. Na quarta-feira passada, diante do alastramento do fogo, a Suécia solicitou apoio emergencial à União Européia através do Mecanismo Europeu de Proteção civil, a fim de combater os múltiplos focos de incêndio.

França, Alemanha, Itália, Portugal, Polônia, Noruega e Dinamarca já participam das operações de contenção das chamas, através do envio de bombeiros, helicópteros e hidroaviões. É a maior operação conjunta do gênero já realizada pelo bloco europeu, segundo a Comissão Européia. E é a primeira vez na história que a Suécia recebe ajuda internacional de tal dimensão. Na localidade de Sveg, em Härjedalen (centro da Suécia), a população recebeu sob aplausos a chegada de 139 bombeiros poloneses.

Residentes de Sveg aplaudem chegada de bombeiros poloneses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O diretor da Agência sueca de Defesa Civil, Dan Eliasson, afirmou que como no momento os maiores incêndios não podem ser extintos, o objetivo das operações é tentar deter o alastramento das chamas, à espera de uma melhora das condições meteorológicas.

“É extremamente difícil lutar contra este tipo de incêndio. Não temos nenhuma esperança de conseguir debelar o fogo sem que ocorra uma mudança favorável das condições do tempo”, disse Peter Arnevall, um dos chefes das operações de contenção, ao jornal Svenska Dagbladet. Mas não há chuva à vista. “As altas temperaturas e o clima seco continuarão a afetar todo o país nos próximos dias”, disse à rádio sueca o meteorologista Anders Wettergren.

A Cruz Vermelha coordena as atividades de milhares de voluntários em todo o país, e em diversas localidades os moradores têm organizado mutirões para cozinhar e distribuir alimentos e bebidas aos bombeiros que tentam debelar as chamas.

Voluntários cozinham para alimentar bombeiros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onda de calor europeu

A origem dos incêndios na Suécia foi a onda recorde de calor que atinge a Europa neste verão incomum, aliada a um longo período de estiagem e seca extrema no país. Segundo a agência sueca de meteorologia (SMHI, na sigla em sueco), este está sendo o mês de julho mais quente dos últimos 260 anos na Suécia, com o maior número de dias com temperaturas acima de 30 graus. O recorde anterior de calor foi registrado em 1994, quando a temperatura média no mês de julho atingiu 21,5 graus.

A combinação de temperaturas extremas e falta de chuva esvaziou os aquíferos e as águas subterrâneas, deixando o solo muito seco – situação que favoreceu a propagação do fogo. Desde maio, o norte e o centro da Europa vivem um período particularmente seco, caracterizado por escassez de chuva e temperaturas elevadas. Na Suécia, o mês de maio foi o mais seco dos últimos cem anos.

Em diferentes zonas do hemisfério norte, ondas de calor de magnitude considerável têm sido registradas em regiões como a Sibéria, na Rússia. Dias de calor extremo também afetam diversas cidades européias. Incêndios florestais devastam ainda regiões na Noruega e na Finlândia, embora em escala menos crítica do que na Suécia.

O calor continua intenso. Na capital sueca, Estocolmo, os termômetros alcançam 29 graus nesta quarta-feira – oito graus a mais do que a temperatura média registrada habitualmente no mês de julho.

25 de Julho de 2018

52 respostas
  1. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    Hey there! I could have sworn I’ve been to this blog before but after
    checking through some of the post I realized it’s
    new to me. Nonetheless, I’m definitely delighted I found it
    and I’ll be book-marking and checking back frequently!

    Responder
  2. http://tinyurl.com/
    http://tinyurl.com/ says:

    Hey! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing several weeks
    of hard work due to no data backup. Do you have any methods to protect against hackers?

    Responder
  3. quest bars
    quest bars says:

    Hi friends, how is the whole thing, and what you desire to say about
    this piece of writing, in my view its really remarkable in favor of me.

    Responder
  4. playstation 4 best games ever made 2019
    playstation 4 best games ever made 2019 says:

    Hey! I know this is kinda off topic but I was wondering
    if you knew where I could find a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one?
    Thanks a lot!

    Responder
  5. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    I have been surfing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It is pretty worth enough for me. Personally, if all webmasters and bloggers made
    good content as you did, the net will be a lot more useful than ever before.

    Responder
  6. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Hi there! Do you use Twitter? I’d like to follow you if
    that would be ok. I’m definitely enjoying your blog and look forward
    to new updates.

    Responder
  7. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    I am extremely impressed with your writing skills and also
    with the format in your blog. Is this a paid topic or did
    you customize it yourself? Anyway keep up the excellent high quality writing, it’s rare to see
    a nice weblog like this one today..

    Responder
  8. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Hi there, There’s no doubt that your site could be having internet browser compatibility problems.
    When I take a look at your web site in Safari, it looks fine however, if opening in IE, it has some overlapping issues.
    I merely wanted to give you a quick heads up!
    Other than that, wonderful website!

    Responder
  9. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    After I initially left a comment I seem to have
    clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from
    now on each time a comment is added I recieve 4 emails
    with the same comment. There has to be a way you can remove me from that service?
    Many thanks!

    Responder
  10. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    I think this is among the most significant information for me.
    And i am glad reading your article. But wanna remark on some general things, The site
    style is ideal, the articles is really excellent : D.
    Good job, cheers

    Responder
  11. EllRown
    EllRown says:

    Cheap Zentel Tablets In Australia Buy Viagra Montreal Coupon For Free Combivent Inhaler levitra action Prezzi Propecia Online Cialis 20mg Vs 10mg Generic On Line Progesterone Mail Order Medication

    Responder
  12. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Hiya! I know this is kinda off topic however I’d figured
    I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog article or vice-versa?
    My website goes over a lot of the same subjects as yours and I feel we could greatly benefit from each other.
    If you’re interested feel free to shoot me an email. I look forward
    to hearing from you! Awesome blog by the way!

    Responder
  13. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    This article offers clear idea in support of the new users of blogging,
    that really how to do blogging and site-building.

    Responder
  14. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    I know this site gives quality depending content
    and extra information, is there any other web site which gives these
    information in quality?

    Responder
  15. free minecraft download
    free minecraft download says:

    Great beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how could i subscribe for
    a blog web site? The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

    Responder
  16. download minecraft free
    download minecraft free says:

    I do not know whether it’s just me or if everybody else encountering problems with your website.
    It appears as if some of the written text within your posts are running off the
    screen. Can somebody else please provide feedback and let me know if this
    is happening to them too? This might be a problem with my internet browser
    because I’ve had this happen before. Many thanks

    Responder
  17. g
    g says:

    Nice blog! Is your theme custom made or did you download
    it from somewhere? A theme like yours with a few
    simple tweeks would really make my blog jump out. Please let
    me know where you got your design. Bless you

    Responder
  18. download minecraft
    download minecraft says:

    Hi this is somewhat of off topic but I was wanting to know if blogs use
    WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding experience so I wanted to get advice from someone with experience.

    Any help would be enormously appreciated!

    Responder
  19. download minecraft for free
    download minecraft for free says:

    Fantastic goods from you, man. I’ve understand your stuff
    previous to and you are just extremely magnificent.
    I actually like what you have acquired here, really like
    what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining
    and you still care for to keep it wise. I can’t wait to read far more
    from you. This is actually a wonderful web
    site.

    Responder
  20. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Hi there! This blog post couldn’t be written much better!
    Going through this post reminds me of my previous roommate!

    He continually kept preaching about this. I most certainly will send this post to him.

    Pretty sure he’ll have a very good read. Thank you for sharing!

    Responder
  21. gamefly
    gamefly says:

    Fantastic beat ! I wish to apprentice even as you amend your web site, how can i subscribe for a blog site?

    The account aided me a applicable deal. I have been a little bit familiar of this your broadcast offered shiny clear idea

    Responder
  22. Roberta Justino
    Roberta Justino says:

    Segundo o Google, a área que compreende o Estado do Rio de Janeiro tem 1255 quilômetros quadrados. Sendo assim, como 250 quilômetros quadrados podem ser aproximadamente 60% do Estado do Rio de Janeiro?

    Responder
  23. João Paulo Fazanelli
    João Paulo Fazanelli says:

    E ainda há políticos que têm a ousadia de invocar que a poluição do ar e o desmatamento não possuem relação de causa e efeito com o aquecimento global.

    Responder
  24. Ole Peter Smith
    Ole Peter Smith says:

    Mas a atividade humana, sem sombra de duvida, nao esta afetendo a mamae terra… papai do ceu mandou dizer…

    Responder
    • Adilson Barros Dos Santos
      Adilson Barros Dos Santos says:

      Baseado em quais evidências você declara tal coisa? É bem possível que o planeta esteja em um dos seus ciclos de calor (há referências anteriores sobre), mas que nós temos ajudado a acirra-lo, não há a menor sombra de dúvida.

      Responder
  25. Dulce Benjaminsson
    Dulce Benjaminsson says:

    Claudia fiz a pesquisa no google e informado que desde 1947 os suecos nao tinham um verão tão quente e continuado. Mas eu mesma estou me sentindo no Brasil com dias ensolarados e quentes. Onde vc fez sua pesquisa?

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. Google disse:

    Google

    Please check out the web-sites we stick to, including this one particular, because it represents our picks in the web.

  2. Google disse:

    Google

    Here are some hyperlinks to websites that we link to since we assume they may be really worth visiting.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *