O exilado do golpe de 64 que nunca voltou da Suécia: “tenho medo”

Claudia Wallin, para a BBC Brasil

“Agora sim, estou em paz. O medo passou”, pensou o gaúcho Jadir Schwans Bandeira a bordo do avião, naquela tarde de 17 de fevereiro de 1975. O voo da Sabena que o levava para o exílio na Suécia iniciava os procedimentos para o pouso na capital sueca, Estocolmo. Era o último e mais seguro porto da rota de fuga de Jadir, que após o golpe militar de 1964 se refugiara primeiro no Uruguai, e em seguida na Argentina.

Jadir ainda não sabia, mas nunca mais voltaria ao Brasil. No avião que o levava embora, antes da aterrissagem na capital sueca, ele sorvia as últimas gotas do chimarrão preparado a bordo. A cuia e a bomba ele trouxera da sua Pelotas natal, no Rio Grande do Sul. A aeromoça da Sabena, cordial, providenciara a água quente para a erva-mate.

Da Suécia, ele nunca ouvira falar. Ao descer no aeroporto de Arlanda, Jadir veria neve pela primeira vez na vida. Era uma segunda-feira, um típico dia nublado do inverno sueco, e a pista estava recoberta por uma camada de mais de dez centímetros de neve.

“Era um mundo desconhecido. Mas a minha sensação era de paz”, conta Jadir, hoje com 70 anos de idade, à BBC Brasil.

A viagem de fuga do Brasil havia sido longa e inesperada. Originário da colônia alemã de Pelotas, Jadir era formado em tipografia e encadernação, e começara a cursar eletrotécnica. Mas subitamente, viu-se obrigado a interromper os estudos.

“Minha vida mudou logo após o golpe de 64”, ele conta. “Eu fui um dos que se manifestaram contra os militares, em apoio ao presidente deposto João Goulart. Antes, eu havia fundado uma associação de bairros com um grupo de amigos, que muitas pessoas consideravam ser comunista, mas que na verdade era totalmente apolítica”.

“Eu também havia sido presidente do grêmio estudantil da escola técnica onde estudava, e onde era conhecido como esquerdista. Tudo isso levou a que, depois do golpe, eu fosse denunciado como agitador”, lembra Jadir.

Por duas vezes, entre 1964 e 1965, ele foi preso. Na primeira vez, Jadir conta ter passado várias semanas em uma cela da cadeia civil de Pelotas, sob interrogatório de agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). Em seguida, detido pelos militares, permaneceu preso por cerca de um mês no 9º Regimento de Infantaria da cidade. Ao sair, decidiu que era hora de deixar o país: ouvira de seus pais que era preciso fugir do Brasil.

“Não se sabia o que uma ditadura era capaz de fazer”, ele diz.

Rumo ao Uruguai

Jadir partiu sozinho para Montevidéu, no Uruguai, em 1966. Deixou para trás os pais e a irmã, com quem morava em Pelotas.

“No momento da despedida, minha mãe me disse: ‘Esqueça o Brasil’. Imaginou, talvez, que aquela fosse a última vez que me via”, lembra Jadir. Mas a mãe chegaria a visitá-lo em Montevidéu, onde ele permaneceria durante oito anos. “Aquela, sim, foi a última vez em que a vi”, ele conta.

Na capital uruguaia, Jadir conheceu a colônia brasileira de exilados e teve contatos com refugiados como Amaury Silva, ex-Ministro do Trabalho do governo João Goulart, e os ex-deputados José de Guimarães Neiva Moreira e Leonel Brizola.

“Eu era um dos poucos de ‘ralé baixa'”, diz Jadir. “Trabalhei inclusive num restaurante que era de propriedade do presidente Goulart e do ex-ministro Amaury Silva. O restaurante chamava-se Cangaceiro, e ali trabalhavam vários brasileiros exilados.”

Instalada a ditadura militar no Uruguai, em 1973, Jadir viu-se obrigado a fugir mais uma vez. Escapou para a Argentina, de onde também teria que continuar a fuga: o clima era tenso no país, que viveria a partir de 1976 uma das ditaduras mais sanguinárias da América do Sul. Em Buenos Aires, Jadir chegou a trabalhar um ano como tipógrafo.

Até que obteve o asilo político na Suécia.

“A Embaixada sueca organizou minha viagem com um laissez-passer (documento de viagem que substitui o passaporte), cuja fotocópia guardo até hoje, pois o Consulado brasileiro em Montevidéu me havia negado a concessão de passaporte”, ele conta.

‘Salvou minha vida’

Quando ele relembra a visita à Embaixada da Suécia em Buenos Aires, as lágrimas saltam dos olhos.

“Lembro-me de um secretário da Embaixada sueca, chamado Anders Bachman, do qual nunca vou me esquecer. Posso dizer que ele salvou a minha vida outra vez. Acontece que a passagem de avião que a Embaixada havia conseguido para mim era pela companhia aérea SAS (Scandinavian Airlines). Mas ao verificar o bilhete, este senhor, Bachman, alertou: ‘isto não será possível, porque este avião vai fazer escala no Rio de Janeiro’. Ele salvou a minha vida.”

Foi então organizado o voo pela Sabena, que levaria Jadir da Argentina para a Suécia sem escala no Brasil. Mas da janela do avião, ele avistou o Corcovado.

“Lembro até hoje daquela imagem”, conta Jadir. “Foi a única vez em que vi o Corcovado. Nunca estive no Rio. E na verdade, eu nunca havia pensado que estaria saindo do Brasil pela última vez na vida. Não pensei na amargura que seria, o que talvez tenha sido uma sorte”, ele diz.

Foto: Arquivo PessoalDireito de imagem
O documento da Embaixada Sueca que permitiu a viagem de Jadir (Arquivo Pessoal)

Na chegada a Estocolmo, Jadir se espantou com o frio e com a pontualidade sueca.

“Havia uma pessoa me esperando, falando castelhano. No dia seguinte ela me levou à estação central, junto com três exilados chilenos que escapavam do golpe de 1973 no Chile, e disse: às 16 horas, desçam do trem. Às 16 horas em ponto – veja que pontualidade – chegamos na cidade de Alvesta (sul da Suécia), onde havia casas muito confortáveis para receber os exilados. E sempre havia ali um intérprete de plantão, para caso alguém adoecesse”, lembra ele.

Bolsas de estudo

Em Estocolmo, onde vive até hoje, Jadir recebeu bolsas de estudo do governo sueco para fazer cursos profissionalizantes e estudar idiomas. Durante dez anos, ele deu aulas de espanhol em escolas primárias suecas.

Casado, pai de dois filhos, Jadir trabalha atualmente como tradutor e intérprete, além de professor da ABF – uma instituição sueca criada originalmente para elevar o nível cultural da classe trabalhadora através de cursos diversos, e que hoje é aberta a todos os cidadãos.

“Gostaria que o Brasil também alcançasse o desenvolvimento para todos. Gostaria que a desigualdade social diminuísse e que o país chegasse ao nível da Suécia, onde todos têm direito a cultura, saúde e educação gratuita, e onde os políticos vivem sem privilégios e sem carros de luxo com chapa branca”, observa Jadir.

Ele se emociona quando fala que tem saudades do Brasil.

“Sim, tenho saudades daquele tempo do Brasil que eu deixei, que já não existe mais. Um tempo que desapareceu. Dos meus pais, dos meus parentes, dos meus amigos. Daquele tempo que eu sei que jamais voltará.”

Mas Jadir diz que nunca mais voltaria ao Brasil.

“Não. Seria como abrir uma ferida outra vez”, ele diz.

Às vésperas do aniversário do golpe militar de 1964, Jadir Bandeira diz que “cada geração tem que lutar pela sua democracia”.

“É preciso que os brasileiros, e principalmente os mais jovens, se interessem pela política. A democracia, com todos os seus defeitos, é o melhor instrumento para as mudanças necessárias”, disse.

Ao final da entrevista, ele se recusa a posar para uma fotografia.

“Fotografia, não! Pode dizer aí que tenho mania de perseguição”, enfatiza, categórico.

E confessa que teme a possibilidade de um novo golpe militar no Brasil:

“Eu tenho medo. As gerações passam, os velhos morrem, e os jovens já não sabem o que aconteceu, o golpe militar, as torturas. Lamentavelmente, as pessoas esquecem a história.”

30 de Março de 2017

406 respostas
« Older CommentsNewer Comments »
  1. Molly Harris
    Molly Harris says:

    Hi there, of course this post is actually pleasant and I have learned lot of things from it concerning blogging. thanks.

    Responder
  2. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    You really make it appear really easy with your presentation but I to find this topic to
    be actually one thing which I think I might by no means understand.
    It kind of feels too complicated and very extensive for me.
    I am looking forward in your subsequent put up, I will try to get the grasp of it!

    Responder
  3. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    Excellent blog here! Also your web site loads up fast!
    What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my site loaded up as quickly as yours
    lol

    Responder
  4. descargar facebook
    descargar facebook says:

    What’s up to every one, the contents present at this site are truly awesome for people knowledge, well, keep up the nice work fellows.

    Responder
  5. Ardis
    Ardis says:

    what’s up

    I just want to say what a grand website you have!.
    I am a regular customer of your webshop.
    I had visited your webshop last month, and I saw a very nice item i wanne order.
    But I have a question! today I wanted to order it, but can not find the product anymore in your shop.
    The item looks like this picture http://bit.ly/PictureProduct345
    i wanne buy from you.
    I’ll wait.

    Yours truly

    “Sent from my iPhone”

    Responder
  6. pof https://natalielise.tumblr.com
    pof https://natalielise.tumblr.com says:

    Do you have a spam issue on this blog; I also am
    a blogger, and I was curious about your situation; many of us have
    created some nice procedures and we are looking to trade techniques with other folks, why not shoot me an e-mail if interested.
    pof natalielise

    Responder
  7. plenty of fish
    plenty of fish says:

    Greetings! Very helpful advice in this particular article!
    It’s the little changes that will make the most significant changes.
    Thanks for sharing!

    Responder
  8. natalielise
    natalielise says:

    Nice post. I was checking constantly this blog and I
    am impressed! Extremely useful information specially the last
    part :) I care for such info much. I was looking for this certain information for a
    very long time. Thank you and best of luck. pof natalielise

    Responder
  9. quest bars
    quest bars says:

    I’m not sure exactly why but this web site is loading
    very slow for me. Is anyone else having this issue
    or is it a problem on my end? I’ll check back later and see if the problem still exists.

    Responder
  10. Keltync
    Keltync says:

    Buy Viagra 100 Mg Cod Propecia Durante El Embarazo Order Viagra Pills buy zoloft uk Cheap Abortion Pills Online Viagra Sin Receta Gibraltar Prezzo Levitra 10 Mg Per

    Responder
  11. https://www.cialis-information.net
    https://www.cialis-information.net says:

    I’ll right away seize your rss feed as I can’t to find your
    e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you have any?
    Please permit me recognize in order that I may just subscribe.
    Thanks.

    Responder
  12. http://tinyurl.com/y2b9guqb
    http://tinyurl.com/y2b9guqb says:

    Does your blog have a contact page? I’m having problems locating it but, I’d like to shoot you an e-mail.
    I’ve got some creative ideas for your blog you
    might be interested in hearing. Either way, great blog and I
    look forward to seeing it grow over time.

    Responder
  13. Steppease
    Steppease says:

    Viagra Vendita Online In Italia Aromadex Cephalexin Interaction With Alcohol viagra Kamagra Jelly Online Kamagra Oral Jelly Online Pharmacy Cialis 5 Mg Confezione

    Responder
  14. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    It’s perfect time to make some plans for the future
    and it is time to be happy. I have read this post and if I could I wish to suggest you some interesting things or
    tips. Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I wish to read even more things about it!

    Responder
  15. playstation 4 best games ever made 2019
    playstation 4 best games ever made 2019 says:

    Thanks for some other wonderful post. Where else could anybody get that type of info in such an ideal manner of writing?
    I have a presentation subsequent week, and I’m on the look for such information.

    Responder
  16. EllRown
    EllRown says:

    Z Pack Generic Zithromax Online Secure Generic Dutasteride Drugs Website Overseas El Cialis Hace Efecto cialis vs viagra Generic Cialis Without A Prescription Prendre Amoxil Avec Zaditor

    Responder
  17. EllRown
    EllRown says:

    Cheap Tadacip Buy Cheap Plavix Cialis Rezeptfrei Auf Rechnung buy viagra Finasteride 3 Mg Propecia Cialis Generika Spanien Kaufen

    Responder
  18. Steppease
    Steppease says:

    Prescription Drugs From Canada Online Cytotec Prix Tunisie Buy Propecia 30 Mg cialis Betnovate Ointment Acheter Cialis En Suisse Viagra Pour Homme Canada

    Responder
  19. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    My brother suggested I might like this blog.
    He was totally right. This post truly made my day.

    You can not imagine simply how much time I had spent for this information! Thanks!

    Responder
  20. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    We’re a group of volunteers and opening a new
    scheme in our community. Your website provided us
    with valuable info to work on. You’ve done a formidable job and our whole community will be thankful to you.

    Responder
  21. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Great blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything.
    Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m totally confused ..
    Any ideas? Kudos!

    Responder
  22. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    hey there and thank you for your information –
    I have certainly picked up anything new from right here.
    I did however expertise some technical issues using this website, as I experienced to reload the
    website a lot of times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your web host is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times
    will often affect your placement in google and could damage your high-quality score if ads
    and marketing with Adwords. Well I am adding this RSS to
    my e-mail and can look out for much more of your respective interesting content.
    Make sure you update this again very soon.

    Responder
  23. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Asking questions are really good thing if you are not understanding anything totally, except this piece of writing provides good understanding yet.

    Responder
  24. EllRown
    EllRown says:

    Difference Between Amoxicillin And Penicillin Purchase Tamoxifen Online Buypharmacy cialis 5mg Viagra Oder Cialis Forum India Cialis Online Viagra Bringt Nichts

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. Google disse:

    Google

    We came across a cool web page that you may possibly love. Take a look for those who want.

« Older CommentsNewer Comments »

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *