O exilado do golpe de 64 que nunca voltou da Suécia: “tenho medo”

Claudia Wallin, para a BBC Brasil

“Agora sim, estou em paz. O medo passou”, pensou o gaúcho Jadir Schwans Bandeira a bordo do avião, naquela tarde de 17 de fevereiro de 1975. O voo da Sabena que o levava para o exílio na Suécia iniciava os procedimentos para o pouso na capital sueca, Estocolmo. Era o último e mais seguro porto da rota de fuga de Jadir, que após o golpe militar de 1964 se refugiara primeiro no Uruguai, e em seguida na Argentina.

Jadir ainda não sabia, mas nunca mais voltaria ao Brasil. No avião que o levava embora, antes da aterrissagem na capital sueca, ele sorvia as últimas gotas do chimarrão preparado a bordo. A cuia e a bomba ele trouxera da sua Pelotas natal, no Rio Grande do Sul. A aeromoça da Sabena, cordial, providenciara a água quente para a erva-mate.

Da Suécia, ele nunca ouvira falar. Ao descer no aeroporto de Arlanda, Jadir veria neve pela primeira vez na vida. Era uma segunda-feira, um típico dia nublado do inverno sueco, e a pista estava recoberta por uma camada de mais de dez centímetros de neve.

“Era um mundo desconhecido. Mas a minha sensação era de paz”, conta Jadir, hoje com 70 anos de idade, à BBC Brasil.

A viagem de fuga do Brasil havia sido longa e inesperada. Originário da colônia alemã de Pelotas, Jadir era formado em tipografia e encadernação, e começara a cursar eletrotécnica. Mas subitamente, viu-se obrigado a interromper os estudos.

“Minha vida mudou logo após o golpe de 64”, ele conta. “Eu fui um dos que se manifestaram contra os militares, em apoio ao presidente deposto João Goulart. Antes, eu havia fundado uma associação de bairros com um grupo de amigos, que muitas pessoas consideravam ser comunista, mas que na verdade era totalmente apolítica”.

“Eu também havia sido presidente do grêmio estudantil da escola técnica onde estudava, e onde era conhecido como esquerdista. Tudo isso levou a que, depois do golpe, eu fosse denunciado como agitador”, lembra Jadir.

Por duas vezes, entre 1964 e 1965, ele foi preso. Na primeira vez, Jadir conta ter passado várias semanas em uma cela da cadeia civil de Pelotas, sob interrogatório de agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). Em seguida, detido pelos militares, permaneceu preso por cerca de um mês no 9º Regimento de Infantaria da cidade. Ao sair, decidiu que era hora de deixar o país: ouvira de seus pais que era preciso fugir do Brasil.

“Não se sabia o que uma ditadura era capaz de fazer”, ele diz.

Rumo ao Uruguai

Jadir partiu sozinho para Montevidéu, no Uruguai, em 1966. Deixou para trás os pais e a irmã, com quem morava em Pelotas.

“No momento da despedida, minha mãe me disse: ‘Esqueça o Brasil’. Imaginou, talvez, que aquela fosse a última vez que me via”, lembra Jadir. Mas a mãe chegaria a visitá-lo em Montevidéu, onde ele permaneceria durante oito anos. “Aquela, sim, foi a última vez em que a vi”, ele conta.

Na capital uruguaia, Jadir conheceu a colônia brasileira de exilados e teve contatos com refugiados como Amaury Silva, ex-Ministro do Trabalho do governo João Goulart, e os ex-deputados José de Guimarães Neiva Moreira e Leonel Brizola.

“Eu era um dos poucos de ‘ralé baixa'”, diz Jadir. “Trabalhei inclusive num restaurante que era de propriedade do presidente Goulart e do ex-ministro Amaury Silva. O restaurante chamava-se Cangaceiro, e ali trabalhavam vários brasileiros exilados.”

Instalada a ditadura militar no Uruguai, em 1973, Jadir viu-se obrigado a fugir mais uma vez. Escapou para a Argentina, de onde também teria que continuar a fuga: o clima era tenso no país, que viveria a partir de 1976 uma das ditaduras mais sanguinárias da América do Sul. Em Buenos Aires, Jadir chegou a trabalhar um ano como tipógrafo.

Até que obteve o asilo político na Suécia.

“A Embaixada sueca organizou minha viagem com um laissez-passer (documento de viagem que substitui o passaporte), cuja fotocópia guardo até hoje, pois o Consulado brasileiro em Montevidéu me havia negado a concessão de passaporte”, ele conta.

‘Salvou minha vida’

Quando ele relembra a visita à Embaixada da Suécia em Buenos Aires, as lágrimas saltam dos olhos.

“Lembro-me de um secretário da Embaixada sueca, chamado Anders Bachman, do qual nunca vou me esquecer. Posso dizer que ele salvou a minha vida outra vez. Acontece que a passagem de avião que a Embaixada havia conseguido para mim era pela companhia aérea SAS (Scandinavian Airlines). Mas ao verificar o bilhete, este senhor, Bachman, alertou: ‘isto não será possível, porque este avião vai fazer escala no Rio de Janeiro’. Ele salvou a minha vida.”

Foi então organizado o voo pela Sabena, que levaria Jadir da Argentina para a Suécia sem escala no Brasil. Mas da janela do avião, ele avistou o Corcovado.

“Lembro até hoje daquela imagem”, conta Jadir. “Foi a única vez em que vi o Corcovado. Nunca estive no Rio. E na verdade, eu nunca havia pensado que estaria saindo do Brasil pela última vez na vida. Não pensei na amargura que seria, o que talvez tenha sido uma sorte”, ele diz.

Foto: Arquivo PessoalDireito de imagem
O documento da Embaixada Sueca que permitiu a viagem de Jadir (Arquivo Pessoal)

Na chegada a Estocolmo, Jadir se espantou com o frio e com a pontualidade sueca.

“Havia uma pessoa me esperando, falando castelhano. No dia seguinte ela me levou à estação central, junto com três exilados chilenos que escapavam do golpe de 1973 no Chile, e disse: às 16 horas, desçam do trem. Às 16 horas em ponto – veja que pontualidade – chegamos na cidade de Alvesta (sul da Suécia), onde havia casas muito confortáveis para receber os exilados. E sempre havia ali um intérprete de plantão, para caso alguém adoecesse”, lembra ele.

Bolsas de estudo

Em Estocolmo, onde vive até hoje, Jadir recebeu bolsas de estudo do governo sueco para fazer cursos profissionalizantes e estudar idiomas. Durante dez anos, ele deu aulas de espanhol em escolas primárias suecas.

Casado, pai de dois filhos, Jadir trabalha atualmente como tradutor e intérprete, além de professor da ABF – uma instituição sueca criada originalmente para elevar o nível cultural da classe trabalhadora através de cursos diversos, e que hoje é aberta a todos os cidadãos.

“Gostaria que o Brasil também alcançasse o desenvolvimento para todos. Gostaria que a desigualdade social diminuísse e que o país chegasse ao nível da Suécia, onde todos têm direito a cultura, saúde e educação gratuita, e onde os políticos vivem sem privilégios e sem carros de luxo com chapa branca”, observa Jadir.

Ele se emociona quando fala que tem saudades do Brasil.

“Sim, tenho saudades daquele tempo do Brasil que eu deixei, que já não existe mais. Um tempo que desapareceu. Dos meus pais, dos meus parentes, dos meus amigos. Daquele tempo que eu sei que jamais voltará.”

Mas Jadir diz que nunca mais voltaria ao Brasil.

“Não. Seria como abrir uma ferida outra vez”, ele diz.

Às vésperas do aniversário do golpe militar de 1964, Jadir Bandeira diz que “cada geração tem que lutar pela sua democracia”.

“É preciso que os brasileiros, e principalmente os mais jovens, se interessem pela política. A democracia, com todos os seus defeitos, é o melhor instrumento para as mudanças necessárias”, disse.

Ao final da entrevista, ele se recusa a posar para uma fotografia.

“Fotografia, não! Pode dizer aí que tenho mania de perseguição”, enfatiza, categórico.

E confessa que teme a possibilidade de um novo golpe militar no Brasil:

“Eu tenho medo. As gerações passam, os velhos morrem, e os jovens já não sabem o que aconteceu, o golpe militar, as torturas. Lamentavelmente, as pessoas esquecem a história.”

30 de Março de 2017

406 respostas
« Older CommentsNewer Comments »
  1. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    May I just say what a comfort to discover somebody who really understands what they’re discussing on the internet.
    You definitely realize how to bring a problem to light and make it important.
    More and more people really need to check this out and understand this side of your story.
    I can’t believe you are not more popular since you definitely possess the
    gift.

    Responder
  2. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Hey There. I found your blog using msn. This is a really well written article.
    I will be sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thanks for the
    post. I’ll definitely return.

    Responder
  3. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Hello, i think that i saw you visited my website so i came to “return the favor”.I’m trying to
    find things to improve my web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

    Responder
  4. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    I’m really enjoying the theme/design of your web site. Do you ever run into any
    web browser compatibility problems? A number of my blog visitors have complained about my
    website not working correctly in Explorer but looks great in Safari.
    Do you have any tips to help fix this problem?

    Responder
  5. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    When I originally commented I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment
    is added I receive four emails with the same comment. There has to be a way
    you are able to remove me from that service?

    Many thanks!

    Responder
  6. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    My brother suggested I might like this blog.
    He was totally right. This post truly made my day. You can not imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!

    Responder
  7. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Pretty element of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to say that I acquire in fact loved account your blog posts.
    Any way I’ll be subscribing to your augment or even I fulfillment
    you access consistently fast.

    Responder
  8. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Thank you for the good writeup. It in truth was once a entertainment
    account it. Look advanced to far added agreeable from you! By the way,
    how can we be in contact?

    Responder
  9. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    excellent issues altogether, you just received a new reader.

    What could you suggest about your submit that you simply made a few days in the past?
    Any positive?

    Responder
  10. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Hello, Neat post. There is a problem with your web site in internet explorer,
    could test this? IE nonetheless is the marketplace chief and a large element of folks will leave out your wonderful writing because of this problem.

    Responder
  11. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get got an impatience over that you wish be delivering the following.

    unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly very often inside case you shield this hike.

    Responder
  12. how to get help in windows 10
    how to get help in windows 10 says:

    What i do not realize is actually how you’re no longer actually much more
    neatly-appreciated than you may be right now. You’re very intelligent.
    You already know therefore considerably when it comes to this subject, produced me personally consider
    it from so many numerous angles. Its like men and women are not involved except it is something to do
    with Girl gaga! Your personal stuffs great. All the time care for
    it up!

    Responder
  13. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Hello! I’m at work surfing around your blog from my new apple iphone!
    Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts!

    Carry on the great work!

    Responder
  14. how to download minecraft
    how to download minecraft says:

    Howdy! Someone in my Myspace group shared this site with
    us so I came to take a look. I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking
    and will be tweeting this to my followers! Wonderful blog and
    amazing design.

    Responder
  15. free minecraft
    free minecraft says:

    Thanks for sharing your thoughts. I truly appreciate your efforts and
    I am waiting for your next post thank you once again.

    Responder
  16. minecraft free
    minecraft free says:

    I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it up!
    I’ll go ahead and bookmark your site to come
    back later on. Cheers

    Responder
  17. g
    g says:

    I relish, result in I found exactly what I was looking for.
    You’ve ended my 4 day lengthy hunt! God Bless you man. Have
    a nice day. Bye

    Responder
  18. g
    g says:

    Highly descriptive article, I enjoyed that a lot. Will there be a part 2?

    Responder
  19. g
    g says:

    WOW just what I was searching for. Came here by searching for g

    Responder
  20. g
    g says:

    Greetings! I’ve been following your web site for
    a while now and finally got the bravery to go ahead and
    give you a shout out from New Caney Texas! Just wanted to say keep up the great job!

    Responder
  21. g
    g says:

    We absolutely love your blog and find the majority of your post’s to be precisely what I’m looking for.
    Would you offer guest writers to write content in your case?
    I wouldn’t mind writing a post or elaborating on most of the subjects you write concerning
    here. Again, awesome web log!

    Responder
  22. g
    g says:

    It’s very trouble-free to find out any topic on net as
    compared to textbooks, as I found this article at this web site.

    Responder
  23. g
    g says:

    Hmm it seems like your site ate my first comment (it was extremely long)
    so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m
    thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog
    writer but I’m still new to everything. Do you have any suggestions for rookie blog writers?
    I’d certainly appreciate it.

    Responder
  24. minecraft download pc
    minecraft download pc says:

    Its such as you learn my mind! You appear to understand
    so much approximately this, such as you wrote the guide in it or something.
    I believe that you just could do with some p.c.
    to pressure the message home a little bit, but instead of that, that is great blog.
    An excellent read. I’ll certainly be back.

    Responder
  25. minecraft pc download
    minecraft pc download says:

    It’s awesome to pay a quick visit this site and reading the
    views of all colleagues on the topic of this piece of writing, while I am also eager of getting familiarity.

    Responder
  26. minecraft download mojang
    minecraft download mojang says:

    Hey I know this is off topic but I was wondering if you
    knew of any widgets I could add to my blog that automatically
    tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this
    for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with
    something like this. Please let me know if you run into
    anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward
    to your new updates.

    Responder
  27. minecraft download free
    minecraft download free says:

    Excellent post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!

    Very useful info particularly the last part :) I care for such info much.
    I was seeking this particular info for a very long time.
    Thank you and good luck.

    Responder
  28. how to download minecraft free
    how to download minecraft free says:

    What’s Taking place i’m new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely useful and it has helped me out loads.
    I hope to give a contribution & aid different customers like its aided me.
    Great job.

    Responder
  29. minecraft download mojang
    minecraft download mojang says:

    Hello! I’m at work surfing around your blog from my new iphone 3gs!
    Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your
    posts! Keep up the excellent work!

    Responder
  30. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote the book in it
    or something. I think that you can do with some pics to drive the message home a little bit,
    but other than that, this is magnificent blog. A great read.
    I’ll definitely be back.

    Responder
  31. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Every weekend i used to pay a quick visit this website,
    for the reason that i want enjoyment, since this this
    website conations really pleasant funny material too.

    Responder
  32. gamefly
    gamefly says:

    Everything is very open with a clear description of
    the issues. It was truly informative. Your website is very helpful.
    Thanks for sharing!

    Responder
  33. gamefly
    gamefly says:

    Hi there, I desire to subscribe for this website to take
    most up-to-date updates, so where can i do it please assist.

    Responder
  34. Helvio Tarcisio
    Helvio Tarcisio says:

    Você elege o deputado, senador, vereador, prefeito, governador, presidente, mas quando ele toma posse, ele passa a trabalhar pela corporação, em detrimento do cidadão!

    Você o elegeu para representá-lo, paga os seus polpudos salários, mas ele trabalha em benefício da corporação maior, o estado brasileiro.

    Ele se vira contra você, impondo burocracias e impostos cada dia mais abusivos, criando obstáculos (custo+burocracia) para a economia cumprir o seu papel de gerar bens, serviços e empregos para a população.

    Os impostos saqueados da população deveriam ser usados para investir em educação, segurança, saúde, estradas e outras atividades necessárias ao bem comum, mas o seu pseudo representante nem se preocupa com isso.

    Você fica a mercê da violência generalizada, enquanto a corporação embolsa tudo o que toma de você, a título de impostos, de contribuição para INSS e de um mundão de outros tributos.

    Vale lembrar que a carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo, quando comparada com tudo o que é produzido no país (PIB).

    O estado toma quase 40% de tudo o que a população brasileira produz e embolsa, em benefício dos seus políticos, magistrados e demais funcionários públicos dos três poderes.

    Enquanto isso, a violência urbana aumenta cada dia mais!

    Não estaria na hora de mudar isso?

    Responder
  35. Hugo
    Hugo says:

    Sim, certamente houve alguns erros no Regime Militar. Entretanto, muito pior seria se eles não tivessem agido, deixando o Brasil tornar-se uma Cuba (como vários líderes da guerrilha esquerdista da época, nomes como Gabeira , José Jorge e outros, confessaram). Sem contar que, dado o tamanho do Brasil e o que houve nos demais países da América do Sul, nosso regime de exceção foi relativamente “pacífico”. Gostaria, apenas, que site Esquerdistas e que se dizem preocupados com os direitos humanos, como esse aqui, criticassem com igual rigor os regimes mais sanguinários da história (a China Maoísta, a URSS de Stálin, etc.), bem como as atuais ditaduras esquerdistas existentes em pleno século XXI em países como Cuba, Coreia do Norte, Vietnã, etc.

    Responder
  36. Omar Ribeiro Jr.
    Omar Ribeiro Jr. says:

    Quer dizer que esse idiota lutou pela democracia???? Não deve ter voltado por ter vergonha na cara de ter embarcado na aventura desses FDPs que hoje estão aí…

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. Google disse:

    Google

    Check below, are some totally unrelated websites to ours, nonetheless, they’re most trustworthy sources that we use.

« Older CommentsNewer Comments »

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *