O Fundo do Petróleo norueguês e o Pré-Sal brasileiro

CRÔNICAS DA ESCANDINÁVIA

Por Claudia Wallin

A essa altura, os noruegueses poderiam estar razoavelmente desesperados, ou já tramando algum pacto de suicídio. Os preços do petróleo despencam como uma jaca madura, e a Noruega deve sua riqueza e bem-estar ao ouro negro.

Mas não se fala em crise no país. Por quê?

Porque nos anos 90 a Noruega criou um Fundo do Petróleo (o “Oljefondet”), a fim de economizar a fabulosa fortuna do petróleo e assim assegurar o bem-estar dos cidadãos e das gerações futuras.

É o modelo que serviu de inspiração, em parte, para o fundo brasileiro do pré-sal.

Trata-se do maior fundo soberano do mundo – e pertence ao povo norueguês. Isso quer dizer que há limites rigorosamente demarcados para que os políticos possam tocar o dinheiro do petróleo, e que a gestão pública dos recursos obedece a rígidos critérios de transparência e ética.

Pergunte a um norueguês, e ele dirá: o Fundo foi criado para beneficiar os nossos filhos, e também os filhos dos nossos filhos.

O Oljefondet é controlado pelo Ministério das Finanças, mas gerenciado pelo Banco Central da Noruega. Foi o seu conselho de ética que decidiu no fim de janeiro, sob pressão das recorrentes denúncias de corrupção na Petrobrás, colocar em observação o investimento do Fundo na estatal.

No modelo norueguês, a regra de ouro é que o governo só pode gastar o dinheiro gerado pelo retorno dos investimentos das aplicações do Fundo, a um teto fixado em 4% ao ano. Mexer no capital do Oljefondet, só em circunstâncias especiais – o que nunca ocorreu, até a recente virada na maré dos preços do barril.

Desde o princípio, consolidar uma sociedade igualitária e manter a estabilidade da economia, com práticas de boa governança, foi a prioridade dada pelos noruegueses ao dinheiro que caiu do céu. Aliás, do mar.

A Noruega era um país de camponeses e pescadores quando descobriu imensas reservas de petróleo no Mar do Norte, no fim dos anos 60. O casamento da sorte com a prudência gerou uma prosperidade meteórica, que alçou o país ao clube dos mais ricos do planeta.

O povo norueguês deixou de ser um dos mais pobres da Europa, para se tornar um dos mais afluentes e socialmente justos: o país passou a escalar o topo de todos os rankings globais de progresso e bem-estar social, com sua sociedade que escolheu como ideal dar a todos os cidadãos as mesmas oportunidades e garantias de uma vida digna.

Noruega: antes e depois

Aos poucos, a Noruega se converteu no maior produtor de petróleo da Europa Ocidental, e o terceiro maior exportador de gás natural do mundo. E conseguiu transformar os recursos obtidos, sobretudo através dos impostos pagos pelas companhias petrolíferas e pelas licenças de exploração, em riqueza e prosperidade para a população como um todo.

Mas a queda dramática nos preços do petróleo vem perturbando o éden norueguês.

O valor do barril caiu de mais de 110 dólares, em 2014, para os atuais cerca de 30 dólares.

Dizem os noruegueses que o momento não é de crise – e sim de adaptação.

“Vendemos muito petróleo quando os preços estavam altos, e economizamos grande parte do dinheiro que recebemos”, diz Ragnar Torvik, professor de Economia da universidade de Trondheim.

“O resultado é que a economia norueguesa está bem equipada para enfrentar a queda dos preços do petróleo, e o desafio da diversificação”.

Mas o país acende a luz amarela: pela primeira vez desde a criação do Oljefondet, os noruegueses recorrem agora ao seu gigantesco Fundo soberano do petróleo, de mais de 800 bilhões de dólares, para equilibrar o orçamento.

O setor petroleiro responde por cerca de 25% do PIB norueguês, e diversificar a economia para quebrar a dependência do ouro negro é preciso. Já.

No país que é um dos mais ricos do mundo em termos per capita, a demissão de quase 30 mil trabalhadores do setor desde 2014 é um fato, e o índice de desemprego atingiu 4,1% em 2015.

“A economia norueguesa, como um todo, não está em crise”, diz a ministra das Finanças, Siv Jensen.

“Mas é uma crise para as empresas, as regiões e as famílias afetadas pela transformação estrutural da economia”.

Fica a lição norueguesa: a palavra de ordem é usar o dinheiro do Fundo com sabedoria, e agir como se o petróleo já tivesse acabado.

 

10 de Julho de 2016

Para o Diário do Centro do Mundo

 

300 respostas
« Older Comments
  1. Claudio Manoel da Silva
    Claudio Manoel da Silva says:

    um bando de ladroes vendendo tudo culpa e do povo tiraro a Dilma e colocarao um bandido no lugar dela e agora outro pau mandado de Paulo Guedes falando que vai privatizar tudo o congresso PMD e PSDB sp pensa em vender tudo ratos

    Responder
  2. Luciana Ramos
    Luciana Ramos says:

    Muito boa a sua página Claudia Wallin. Ë talvez a página que mais gosto de ler e propõe idéias e soluções.

    Responder
  3. Peter Michael Frohnknecht
    Peter Michael Frohnknecht says:

    Em países nórdicos, se a economia e os serviços públicos não funcionarem direito — e a poupamça é um dos esteios disso, né? –, quando chega o inverno poderiam morrer milhões … Lembrando a fábula da cigarra e da formiga, lá precisa predominar o comportamento de formiga … aqui predomina o da cigarra, da esperteza de pernas curtas.

    Responder
  4. Jamili Lopez
    Jamili Lopez says:

    Inacreditável como esses batedores de panelas só enchergam o que lhes convém. A Petrobras existe muito antes são governo do PT e sempre foi roubada por políticos q na boca dos paneleiros é impossível citar. Dilma do está sofrendo impeachment pq não convinha a ela e corrupção e por saber da existência e impossibilitada de denunciar não aceitou fazer parte ou viabilizar conforme a vontade do presidente da câmera Eduardo Cunha. O Pré Sal será vendido assim como parte de nossa terra. E vcs jamais saberão o valor de propina recebido por cada negociação . Assim como nunca soubemos sobre a Vale do Rio Doce. Em quanto vcs destilam odio pelo PT , seus respeitáveis deputados estão lá botando a favor da entrega do Brasil e afrochando o cinto dos trabalhadores e aposentados. Cobrando do povo o que o povo nao deve. Anistiado uma porção de dúvidas para com o governo como a do Fiesp dos planos de saúde, dos Estados, da Globo , das grandes empresas sonegadoras. Continuem seus blá blá blá nas redes sociais e não procurem se informar devidamente e tomarem atitudes, providências como fizeram ao ir pras ruas gritaram e baterem panelas. Disso tudo a única coisa q me deixa feliz é saber que a turma do verde e amarelo logo logo sentirão os mesmos desgostos que a turma do vermelho. Rsss

    Responder
    • Kristina Blyth
      Kristina Blyth says:

      Enquanto não houver a faina geral que só as FFAA pode fazer , continuaremos com esse bando de corruptos dilapidando todo o patrimônio do povo trabalhador e honesto do BRASIL… TODAS AS CORES JÁ CHORAM PELA INSENSATEZ DO POVO E DOS SEUS ELEITOS…

      Responder
  5. Edvaldo Dortas Carvalho
    Edvaldo Dortas Carvalho says:

    Os Noruegueses tem bons políticos porque tem um povo consciente e responsável…políticos originam-se do Povo… O povo Norueguês deu origem a bons políticos. Tudo num país depende e é fruto dos habitantes. Os representantes políticos são o espelho da maioria dos seus habitantes.

    Responder
  6. Katia Mendes
    Katia Mendes says:

    Igualzinho ao nosso seria se tivéssemos dirigentes honestos comprometidos com o povo que os elegem

    Responder
  7. Katia Mendes
    Katia Mendes says:

    Igualzinho ao nosso seria se tivéssemos dirigentes honestos comprometidos com o povo que os elegem

    Responder
  8. Remi Jose Ferrari
    Remi Jose Ferrari says:

    A Noruega usou a fábula da cigarra e da formiga que aprendi há 55 anos e o Brasil passou discutindo 5 anos como gastar antes de começar a produzir

    Responder
  9. Remi Jose Ferrari
    Remi Jose Ferrari says:

    A Noruega usou a fábula da cigarra e da formiga que aprendi há 55 anos e o Brasil passou discutindo 5 anos como gastar antes de começar a produzir

    Responder
  10. Lia Khalo
    Lia Khalo says:

    Exemplo que vem do primeiro mundo. De um país onde seu povo vive com igualdade. Onde um médico mora no mesmo prédio que um pedreiro. Esse é um exemplo de sociedade feliz e ideal! Mas no Brasil do Pmdb é melhor vender nosso petróleo para os gringos cedentos. Com isso ficamos sem nada, realmente é melhor. #sqn O bolso de jose serra agradece.

    Responder
  11. Ana Maria HM
    Ana Maria HM says:

    A Noruega é dos países mais transparentes do mundo e têm governantes excelentes, não corruptos

    Responder
    • Lia Khalo
      Lia Khalo says:

      Existe corrupção em todo o planeta. No texto mesmo explica que tudo e fiscalizado. Aqui o primeiro governo que começou a investigar fiscalizar e combater a corrupção foi posto pra fora. Pq p os partidos antigos precisam da corrupção para sobreviver.

      Responder
    • Ana Maria HM
      Ana Maria HM says:

      Lia Khalo existe corrupção mas não impunidade total como no Brasil. É desculpa esfarrapada dizer que todos os países são iguais. Corrupção como no Brasil só acontece nessas republiquetas ditatoriais da Africa que Lula e Dilma favoreceram com milhões de dólares e que o Brasil necessitaria para melhorar a qualidade de vida das camadas pobres da população

      Responder
    • Ana Maria HM
      Ana Maria HM says:

      Lia você é petista e não quer enxergar a crise em que os bolivarianos afundaram o país. Esses governos são farsantes blindaram o STF , a PGR, o Legislativo e se as investigações vão para a frente é graças aos “coxinhas ” que inundaram as ruas das principais capitais do país pedindo justiça. Sinto muito Lia , à corrupção não foi inventada pelo PT mas nunca chegou aos níveis a que chegou nos últimos 20 anos

      Responder
    • Lia Khalo
      Lia Khalo says:

      Ana Maria HM por acaso vi muito pobre melhorar de vida graças a lula e Dilma. tem corrupção no mundo inteiro, inclusive nos EUA, sendo que não interessa aos corruptos super poderosos q ela seja descoberta. Quem afundou o Brasil foi uma crise mundial junto com um congresso que em 2015 não votou nada que pudesse melhorar a situação. Fhc no meio de uma crise conseguiu votar tudo q precisava em 6 meses. Com Dilma, para acabar com as investigações a puseram p fora e quebraram o. pais. Sim, mas voltando ao texto, entregar nossas riquezas Jamais será a solução. O pre sal é do Brasil, embora ze serra insista em vender pra lucrar muito c isso.

      Responder
    • Ana Maria HM
      Ana Maria HM says:

      E os mais de 12 milhões de desempregados? Se a política assistencialista fosse boa e não puramente eleitoreira, a gente humilde que melhorou de vida não estaria de novo na estaca zero? e a dívida pública interna de mais de 3 trilhões quando FHC deixou uma dívida de 700 bilhões? e as obras inacabadas e superfaturadas? e a roubalheira na Petrobras, BNDES, Caixa Econômica. Nucleobras….? e os bilhões dados quase de graça a países comunistas e corruptos sulamericanos e africanos? e a falência da saúde, da educação, da segurança? e as viagens com enorme staff feitos em países sem nenhum resultado para a nação? e os gastos astronômicos dos cartões corporativos? e a Lei Rouanet dando milhões a artistas já ricos e famosos para conseguir apoio? …. Dilma é responsável por tida a roubalheira de Petrobras: ela cometeu crimes de responsabilidade pois foi presidente do conselho do petróleo, ministro de Minas e Energia, chefe da casa civil e presidente da República. Não sabia de nada ??????

      Responder
    • IVIS
      IVIS says:

      fUNDO SOBERANO FOI CRIADO PELO GOVERNO LULA, ALIÁS SACADO PELO GOVERNO GOLPISTA TEMER!!! E AI OS PETISTAS SÃO TÃO RUINS ASSIM? E NÃO SOU PETISTA, MAS A VERDADE É DOLOROSA, DOA A QUEM DOER!!!

      Responder
  12. Reinaldo Arcanjo Pinheiro
    Reinaldo Arcanjo Pinheiro says:

    Aqui a PTRALHADA junto com os outros do bando gastaram por conta, a Petrobras descobriu que PT está a anos luz no que diz respeito a tecnologia do desvio da riqueza do ouro negro. Usaram o ** PTroleoduto** que foi capaz de destruir uma das maiores empresas do mundo, usando o recurso no plano maquiavélico do FORO DE SÃO PAULO, tentando escravizar a população do continente. No mais, estes recursos nunca chegaram aos destinos propagados pelos ESCARAVELHOS PETISTAS: SAÚDE, EDUCAÇÃO.

    Responder
    • Gino Viana
      Gino Viana says:

      Reinaldo Arcanjo Pinheiro só falaste MERDA. Cala-te pois não sabes de nada. Tás emprenhado pela rede GLOBOsta…

      Responder
    • Marcelo Amaral
      Marcelo Amaral says:

      Que pensamento retrógrado meu caro, informe-se de fato sobre a situação da Petrobrás e demais petrolíferas (Chevron, Shell, BP..) e verás que o destino dos recursos do Pré-Sal iriam abastecer a Educação e Saúde do Brasil (E cadeia para todos os corruptos, todos sem exceção, entendeu?)

      Responder
    • Reinaldo Arcanjo Pinheiro
      Reinaldo Arcanjo Pinheiro says:

      Gino Viana. Deves ter perdido a mamata por isto não podes houvir a verdade. Se trate deste mal e fdse.
      Marcelo Amaral, falo que os recursos nunca chegaram a educação e saúde. Não atoa voltarás a pagar CPMF para tentar pagar o rombo trilionario do governo

      Responder
    • Marina Rute Castro
      Marina Rute Castro says:

      Poise e como se não tivesse existido. As máfias sanguessuga. Anões do orçamento. Furnas propinoduto Banestado trensalao. Rouboanel. Mensalão Mineiro e outros tantos que me fogem a memória agora. Aja paciência

      Responder
  13. Geraldo Sales
    Geraldo Sales says:

    Os noruegueses, como muitos outros povos, tiveram a felicidade de ter grandes estadistas, gente honesta e patriota, no governo, muito simples! Ao contrário, nós brasileiros, não soubemos exigir que os militares continuassem no poder, e a desgraça toda começou lá, em 1985, e se agravou muito nestes últimos 13 anos!!!

    Responder
    • Luis Claudio Anisio
      Luis Claudio Anisio says:

      Não foram exatamente grandes estadistas. Ao contrário não houve nenhum que se possa lembrar…o que houve foi organização, transparência e um estado que pouco interferiu na economia (o governo é apenas acionista majoritário da Statoil porém não faz nenhum tipo de intervenção na empresa e bem a utiliza para fins políticos).

      Responder
    • Marina Rute Castro
      Marina Rute Castro says:

      A ditadura Militar é que mais produziu miséria e ignorância. E pior censura. a prova cabal tai muitos querendo a sua volta ao poder em terra de cego quem tem olho é rei

      Responder
  14. Nina Konescki
    Nina Konescki says:

    Não deixe de nos enviar ou de ler como a Noruega enfrentou e enfrenta neste momento seus problemas econômicos . Lá existe respeito , transparência , ética ao lidar com o bem público.

    Responder
  15. Bruno Sousa
    Bruno Sousa says:

    O problema é que no Brasil criaram o outro fundo, que na verdade era sem Fundo, direto p o bolso dos partidos, políticos e associados. ..o país foi vendido….

    Responder
  16. Sidinei Lopes
    Sidinei Lopes says:

    ESTA É A EVIDÊNCIA QUE ELES TAMBÉM ESTÃO AMPARADOS POR UM SISTEMA ECONÔMICO QUE PODE DEIXAR A TODOS EM SITUAÇÃO DIFÍCIL E O MODELO ECONÔMICO QUE TENHO FALADO MUDA A SITUAÇÃO, NÃO SÓ DO BRASIL, MAS DO MUNDO TODO.

    Responder
  17. Leandro Prudente
    Leandro Prudente says:

    Em primeiro lugar a crise do Brasil não vem do petróleo ou pré sal e sim da falta de governo no Brasil e inclui se ai lula e dilma.se juntar os dois não da nem 1/6.os royalties do petróleo não foram investidos como se deveria.eh culpa do governo de federal ou seja dilma e do governo do Rio.

    Responder
    • Jose Parrot Bastos
      Jose Parrot Bastos says:

      A ideia de guardar o petróleo do pré-sal para daqui a 20 ou 30 anos, quando a Petrobras poderia estar recuperada do desastre econômico não tem fundamento. Daqui duas ou três décadas, as energias alternativas já terão tirado os combustíveis fósseis por desinteresse comercial e ambiental. Se não for utilizado agora, acontecerá o mesmo que ocorreu com as gigantescas reservas de lítio da Bolívia: restaram inaproveitadas por que o governo não abria a exploração ao capital estrangeiro que, tendo demanda para baterias de carros elétricos, optou pelas reservas americanas, mais caras, porém mais seguras e confiáveis.

      Responder
    • Antônio Mário Araújo da Ponte
      Antônio Mário Araújo da Ponte says:

      Marcelo Moraes, prezado, se entendi bem a postagem a mensagem da Noruega nada tem a ver com Relações Exteriores. Mostra a responsabilidade que o governo daquele país em 1990 teve em fazer uma reserva financeira advinda do petróleo para, hoje, ter o suficiente para não viver uma crise nacional. Enquanto isso, no Brasil o descaso dos governos, em especial, do PT por meio do LULA e DILMA nos últimos 13 anos levou o Brasil a bancarrota que vivemos num caos sem precedentes. A Noruega e o Brasil e a historinha da formiga e da cigarra. abraço cordial.

      Responder
    • Julianna Barros
      Julianna Barros says:

      Antônio Mário Araújo da Ponte realmente na época de FHC a Petrobras era uma maravilha, ia até se chamar Petrobrax. Era estação afundando em alto mar misteriosamente. Vender pros gringos nossas riquezas naturais e a solução (pra o bolso de quem quer vendê-la e so) Neste texto a Noruega dah uma aula de como se tornou uma grande nação através do petróleo. Mas o do Brasil e pra vender. Vender tudo é melhor. Aí ficamos com nada e seremos felizes para sempre.

      Responder
  18. Alime Schuckert
    Alime Schuckert says:

    Aqui no Brasil os descendentes dos PTralhas também participam de um “Fundo do Petróleo” que os garantirá no futuro. KKKKKKK

    Responder
  19. Mat Jorge
    Mat Jorge says:

    Nossa! Igualzinho ao Brasil. A diferença é que o nosso fundo está nas contas de Cunhas, Duques, Baruscos, e outros escroques na Suíça….

    Responder
  20. Kátia Bittencourt
    Kátia Bittencourt says:

    Inteligência, integridade, bom senso na distribuição das riqueza que pertence a todos. Isso os torna unidos como povo e irmãos

    Responder
  21. Silvia L. B. Cuattrin
    Silvia L. B. Cuattrin says:

    Los noruegueses son personas que piensan en el futuro, y para eso usan la materia gris que tienen dentro de sus cabezas !!!!!…..Por eso criaron el fondo, para prevenirse.de posibles problemas petroleros. Nosotros deberíamos darnos golpes, uno atrás de otro, pero de la cabeza contra las paredes, a ver si el cerebro despierta y comienza a funcionar correctamente !!!!…..

    Responder
  22. Nailée Santos
    Nailée Santos says:

    Governo entreguista…lamento profundamente vivenciar este momento no Brasil…é golpe atrás de golpe!

    Responder
  23. Carlos Alberto Figueiredo Viana
    Carlos Alberto Figueiredo Viana says:

    A Noruega não depende de oléo sua sociedade é exportadora de serviços e alta tecnologia, as receitas da geografia generosa são complementares.Depois são descendentes de Vikings, ao contrario de nações digamos de pedigree civilizatório precário.

    Responder
    • Sil Rocha
      Sil Rocha says:

      Mesmo aqui tendo sido colônia de exploração, já se passaram mais de 500 para tomarmos vergonha na cara! Veja só países que se reergueram após guerras. E nós aqui sempre querendo culpar alguém.

      Responder
  24. Aula Manda
    Aula Manda says:

    Que artigo bosta. O Brasil já economizou quase 400 Bi de dolares. O problema é que as reservas estao em US treasuries, e o Brasil emite dívida muito mais caro, a 14%. Logo, essas reservas sao carissimas para o Brasil. Mais reservas podem falir o Brasil ainda mais…

    Responder
    • Remi Jose Ferrari
      Remi Jose Ferrari says:

      A maldição do ouro negro todo país rico em petróleo é miserável e vira ditadura. O primeiro evento temis orgulho de ter 40 milhões recebendo esmola o segundo faltou pouco para sermos Venezuela.

      Responder
    • Remi Jose Ferrari
      Remi Jose Ferrari says:

      A maldição do ouro negro todo país rico em petróleo é miserável e vira ditadura. O primeiro evento temis orgulho de ter 40 milhões recebendo esmola o segundo faltou pouco para sermos Venezuela.

      Responder
« Older Comments

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *