Meritocracia brasileira: a diferença entre o filho de Campos e a filha de Obama

Radar Brasil

[show_fb_likes]

O primeiro emprego de Malia Obama, filha do presidente dos EUA, é servir cafezinho como estagiária. O do filho de Eduardo Campos, chefiar o Gabinete de Estado em uma das capitanias hereditárias – o mesmo cargo que o seu falecido pai ocupou, no governo que era chefiado por seu avô.

21 de fevereiro/2016

O que a filha de Obama e o de Eduardo Campos não têm em comum

Do site Administradores.com

João tem 22 anos. Frequentou boas escolas e teve acesso a uma série de oportunidades em educação. Ele cursa engenharia civil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem desejo de ingressar na política. Não seria estranho se João fosse contratado como estagiário de uma construtora ou se envolvesse em grêmios.

Mas João Campos é filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e mesmo antes de concluir o ensino superior será como chefe de Gabinete do Estado, trabalhando diretamente com o governador Paulo Câmara (PSB). E o seu salário líquido? R$ 7.787,43 — vencimento do antecessor Ruy Bezerra.

O chefe de Gabinete é o braço direito do governador nas questões administrativas do estado. É um trabalho que exige qualificação. Para se ter ideia, Ruy Bezerra é formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife com pós-graduação em Gestão Pública e Controle Externo, pela Universidade do Estado de Pernambuco (UPE) e auditor das Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE), desde 1996.

As diferenças entre João e Ruy expõem as rachaduras no discurso do próprio pai de João, que construiu ao longo de sua trajetória política um discurso que valorizava a meritocracia. A irmã de João, Maria Eduarda também assumiu um cargo na Prefeitura do Recife, no início de fevereiro.

A ideia de ter um jovem, que ainda não concluiu o ensino superior, em um cargo tão elevado irritou os pernambucanos. Em protesto, a população lançou a hashtag #MeuPrimeiroEmprego para comparar suas experiências. E, claro, elas surgem com salários relativamente baixos e cargos de pouco prestígio.

Como discutir meritocracia em um ambiente em que um auditor com 20 anos de experiência é substituído por um garoto de 22 anos de idade, cujo diferencial no currículo consiste no sobrenome?

A filha de Obama

Nos EUA, o trabalho da filha do presidente Barack Obama também chamou atenção quando se tornou público, no ano passado. Mas o motivo foi exatamente o inverso do que tem motivado a repercusão da nomeação de João Campos para a chefia do gabinete do governados de Pernambuco. Malia Obama foi contratada como estagiária no set do seriado “Girls”, do canal de TV HBO. Sua função não era de chefia. Ele servia cafés aos atores e auxiliava a produção do programa.

 

Conheça “Um País Sem Excelências e Mordomias”: https://www.claudiawallin.com.br/o-livro/

 

1396 respostas
« Older Comments
  1. plenty of fish dating site
    plenty of fish dating site says:

    After I initially left a comment I seem to have clicked
    on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now
    each time a comment is added I receive 4 emails with
    the exact same comment. Perhaps there is an easy method you are
    able to remove me from that service? Kudos!

    Responder
  2. Melanie Terry
    Melanie Terry says:

    One other issue is that if you are in a circumstances where you do not have a co-signer then you may actually want to try to make use of all of your money for college options. You can get many funds and other scholarships that will offer you funding to help with school expenses. Thanks for the post.

    Responder
  3. of coconut oil
    of coconut oil says:

    Link exchange is nothing else however it is simply placing the other person’s blog link on your page
    at proper place and other person will also do same for you.

    Responder
  4. Julia Hudson
    Julia Hudson says:

    Just wanna input on few general things, The website style is perfect, the subject material is very great : D.

    Responder
  5. Nathan Black
    Nathan Black says:

    Hello, you used to write wonderful articles, but the last several posts have been kinda lackluster… I miss your tremendous articles. Past several posts are just a little out of track!

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

« Older Comments

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *