Como vive um lixeiro na Suécia

De Claudia Wallin

Para o Diário do Centro do Mundo

[show_fb_likes]

O lixeiro sueco Mats Björnborg finalmente retorna meu telefonema, depois de duas semanas de espera. “Estava de férias”, desculpa-se ele. Agradeço a ligação, e pergunto onde foi o merecido descanso. “Fui esquiar em St. Anton, nos Alpes austríacos”, responde Mats, sem a mais pálida idéia da convulsão catatônica que sua declaração poderia desatar nos seletos círculos de brasileiros já arrepiados diante da possibilidade de esbarrar com o porteiro em Nova York.

Para as patroas, seria talvez recomendável um botox emergencial contra rugas de expressão, diante da revelação dos hábitos da minha ocasional faxineira: Beata, parte do contingente de poloneses que veio ganhar a vida na Suécia nos últimos anos, costuma passar as férias de verão na Grécia. Horror, horror.

São cenas da vida real em uma sociedade menos desigual, onde a diferença entre os mais ricos e os mais pobres não costuma ser abissal, e na qual o princípio da dignidade humana e do acesso a direitos básicos do cidadão não é restrito aos salões daqueles que se julgam mais escolhidos por Deus do que o povo de Israel.

Vou ao encontro do lixeiro Mats em um aconchegante café da ilha de Södermalm, no centro de Estocolmo. É o lugar habitual da pausa diária de meia hora que ele faz com os companheiros de trabalho, e ao redor da mesa oito lixeiros conversam animadamente.

A poucos passos dali, fica o apartamento alugado de quarto e sala que Mats mantém como base na cidade. (Aqui, um vídeo do apartamento.) A cerca de 40 quilômetros de Estocolmo, como vejo nas fotos do smartphone que ele acaba de sacar do bolso, o lixeiro divide com a mulher uma casa em madeira com 250 metros quadrados de área, sauna e uma pequena piscina.

Piscina em casa

“Se eu tenho idéia do que seria a minha vida em uma sociedade menos igualitária? É claro que sim”, diz Mats.

“Porque em uma sociedade desigual, nem todos têm direito a uma vida digna. Também sei que em uma sociedade menos igualitária, as pessoas têm que morar trancadas em condomínios, atrás de muros e guardadas por seguranças, para se proteger dos pobres que não têm nada. Como imagino que seja o Brasil.”

“Aqui (na Suécia), você raramente vê a polícia, e existe menos violência”, ele acrescenta. “E os policiais são ok. Ninguém tem medo de atravessar a rua em frente a um carro da polícia, nem mesmo quando o sinal está fechado para o pedestre.”

Filho de um mecânico de automóveis e uma secretária, Mats tem 55 anos de idade e há 35 trabalha em um dos caminhões de coleta de lixo na capital sueca.

“Muitas pessoas não planejam exatamente suas vidas, e acabam parando em algum lugar na sociedade”, ele diz, entre lentos goles de café.

“No meu caso, eu tinha acabado de cumprir o serviço militar e procurava emprego, quando encontrei um amigo que fazia serviço temporário numa empresa de coleta de lixo. Minha idéia era trabalhar lá durante o verão. Mas acabei ficando.”

É um bom emprego, como diz Mats. O salário é de 34 mil coroas suecas, o equivalente a cerca de 11,7 mil reais por mês. É pouco menos do que ganha a sua mulher, que recebe 40 mil coroas suecas como médica veterinária. Juntos, os dois dividem todas as contas – incluindo o aluguel do apartamento na cidade, no valor de 6,7 mil coroas suecas, e os pagamentos do financiamento da casa.

Depois de quitar as contas do mês, sobram no bolso de Mats aproximadamente 10 mil coroas suecas para comprar alimentos e cobrir outros custos, como idas eventuais a restaurantes e teatros. Ou ainda os gastos com seu hobby favorito: comprar peças avulsas e reformar sua mutante coleção de motocicletas da linha Harley-Davidson. Atualmente, ele tem quatro na garagem de casa.

Em frente da casa em madeira com 250 metros quadrados de área. Foto de Jenny Jurnelius

“Não tenho filhos, mas isso não afetaria minha situação econômica de forma significativa. Porque toda criança na Suécia tem acesso a médicos, dentistas e educação gratuita, além de uma ajuda de custo mensal do governo”, observa ele.

No dia seguinte, reencontro Mats para fazer a ronda do fim do expediente. Na cabine do caminhão de lixo, ele está acompanhado pelo colega Niklas, um másculo cidadão que trabalha de saias e blazer.

No primeiro prédio em que entramos para o recolhimento das caçambas, Mats diz: “Eu ganho mais para entrar aqui, porque o lixo fica do outro lado do pátio”.

Como assim?

“Porque eu tenho que caminhar mais, então ganho mais para isso”.

Como assim?

“A minha empresa tem uma lista detalhada de todos os locais por onde passamos, que inclui informações sobre as distâncias que temos que percorrer desde a porta do prédio até o local onde recolhemos o lixo”, diz Mats, que é funcionário de uma das empresas privadas que fazem a coleta de lixo na cidade.

“Em Estocolmo, não é permitido depositar caçambas ou sacos de lixo nas calçadas. Então, em alguns prédios preciso dar 15 passos para chegar até o depósito de lixo. Em outros, 20 passos. Está tudo documentado. E se em alguns lugares eu precisar abrir alguma porta trancada a chave para recolher o lixo, ganho 40 öre (centavos) extras”, acrescenta ele, destacando a força dos sindicatos suecos. De volta à cabine do caminhão, vejo centenas de chaves, e desisto do cálculo mental.

O dia de Mats começa às 5:30 da manhã, quando ele chega à garagem dos caminhões da empresa. “Tomamos um café, lemos os jornais e às 6 horas começamos o trabalho”, ele conta.

A jornada de trabalho dura cerca de sete horas, de segunda a sexta-feira. E como todo sueco, Mats tem direito a cinco semanas de férias por ano.

Em impostos, ele paga cerca de 30% sobre o valor do salário. E como qualquer cidadão, tem direito a um sistema de saúde amplamente subsidiado, em que uma internação hospitalar custa 80 coroas suecas – o equivalente a menos de 30 reais.

“E por que o sujeito que limpa as ruas não deveria ter direito à saúde? Por que as pessoas não deveriam ter as mesmas oportunidades? Por quê?”, repete Mats.

“Todos têm o mesmo valor. Ninguém é melhor do que ninguém. Todos nós somos seres humanos. Eu trabalho duro, e sou bom no que faço. Algumas pessoas nascem em famílias mais pobres. Mas todos na Suécia podem construir sua própria vida.”

Já foi melhor: como as estatísticas da OECD apontaram recentemente, a Suécia vem registrando o mais rápido crescimento da desigualdade, em relação aos demais países europeus. O sentimento de exclusão é particularmente forte nas classes mais baixas, cada vez mais formadas por famílias de imigrantes que chegam ao país.

“A Suécia atravessa um período de mudanças”, diz a cientista política Jenny Madestam, da Universidade de Estocolmo.

“A sociedade sueca não gosta de desigualdade, porque desigualdade é sinônimo de injustiça. E ainda somos uma sociedade extremamente igualitária, uma vez que estávamos bastante à frente dos demais países europeus. Mas estamos de certa forma deixando de ser um modelo extremo. Isso não significa que queremos um sistema como o do Brasil, e sim que estamos ficando mais parecidos com outros países europeus”, ela acrescenta.

Além de oito anos consecutivos de governo da aliança de centro-direita, Madestam observa que a social-democracia sueca – reconduzida ao poder em setembro passado – caminha na direção de uma política mais centrista, em meio a uma nova realidade também influenciada pelos processos que se desenvolvem na ordem global.

“Temos que aguardar para ver se o novo governo social-democrata da Suécia irá retornar às raízes do movimento, ou se vai se posicionar mais ao centro do espectro político”, diz a cientista política.

Com o gorro que diz "Lixeiros de Estocolmo"

A própria sociedade se transforma, avalia Jenny Madestam. E o debate sobre alguns princípios sagrados da ideologia sueca, como a relativamente baixa diferença entre os salários das diferentes categorias profissionais, começam segundo ela a deixar de ser tabu. Atualmente, já se discute a possibilidade de um maior grau de diferenciação salarial.

“As novas gerações começam a questionar uma ideia fundamental da sociedade sueca: a de que ninguém deve ganhar substancialmente mais do que ninguém, tanto no setor público como no privado, e incluindo aqueles que optam por carreiras que exigem períodos mais longos de estudos e formação. A cultura sueca é a de que você pode ter mais status, mas não deve ganhar muito mais do que os outros. Aparentemente, no entanto, muitas pessoas vêm se tornando mais individualistas”, indica a cientista política.

O salário médio (sem adicionais ou horas extras) de um policial ou de um professor é de cerca de 30 mil coroas suecas, segundo dados de 2013. Uma enfermeira recebe em média cerca de 27 mil coroas, e um médico aproximadamente 45 mil coroas.

Pode ser que alguns estejam insatisfeitos pelo fato de não ganharem muito mais do que os profissionais que passaram por um período mais curto de formação educacional – diz Robin Travis, chefe da seção de Política e Direito do Serviço de Pesquisas do Parlamento sueco:

“Mas por um lado, é preciso notar que enfermeiras, assim como policiais, por exemplo, recebem mais por gratificações por horas extras ou adicionais noturnos. E por outro lado, é extremamente bom para a sociedade que o sujeito comum tenha dinheiro. Porque dessa forma ele se torna um consumidor, com potencial de criação de empregos para outras pessoas”, argumenta Travis.

Pelos números da Agência Central de Estatísticas da Suécia (Statistiska centralbyrå), o salário médio no país é de 27,3 mil coroas suecas mensais (aproximadamente 9,6 mil reais).

“Apenas 10% da população sueca ganha salários superiores a 43,3 mil coroas suecas mensais. Noventa por cento dos trabalhadores recebem quantias inferiores a este valor”, diz Daniel Widgren, analista da agência.

Pergunto a Jenny Madestam qual é o salário médio de um cientista político como ela.

“Cerca de 35 mil coroas suecas”.

É quase o mesmo que ganha um lixeiro em Estocolmo, comento.

“Sim, exatamente”.

Acha injusto ganhar quase o mesmo que um lixeiro?

“De alguma forma, pode parecer estranho um sistema no qual as carreiras que exigem um longo período de formação, como a minha, não sejam mais bem remuneradas. Por outro lado, tenho muito mais liberdade em meu trabalho do que teria em funções que não exigem o mesmo grau de escolaridade”.

“Seja como for, qualquer mudança significativa no sistema salarial seria uma batalha a ser travada com os combativos movimentos trabalhistas suecos”, pontua Madestam.

(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).

Claudia Wallin
Sobre o Autor

A jornalista brasileira Claudia Wallin, radicada em Estocolmo, é autora do livro Um país sem excelências e mordomias.

 

2080 respostas
« Older CommentsNewer Comments »
  1. 여주온라인 황금성
    여주온라인 황금성 says:

    Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon every day.
    It’s always interesting to read through articles from other authors and practice a little
    something from other websites.

    Responder
  2. 영양썬 시티
    영양썬 시티 says:

    Thanks for your personal marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you’re a great
    author.I will be sure to bookmark your blog and will often come back
    very soon. I want to encourage that you continue your great
    writing, have a nice weekend!

    Responder
  3. 토토 이벤트슬롯 머신 게임 다운
    토토 이벤트슬롯 머신 게임 다운 says:

    Hmm it appears like your website ate my first comment (it was extremely long) so I guess
    I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your
    blog. I as well am an aspiring blog writer but I’m
    still new to the whole thing. Do you have any tips for beginner blog writers?
    I’d definitely appreciate it.

    Responder
  4. 놀이터국내 카지노 현황
    놀이터국내 카지노 현황 says:

    It is perfect time to make a few plans for the longer term and it is time to be happy.
    I have read this put up and if I could I desire to
    recommend you few interesting things or tips.

    Perhaps you can write subsequent articles relating to this article.
    I wish to read even more things about it!

    Responder
  5. www.loonju.com
    www.loonju.com says:

    It’s nearly impossible to find well-informed people on this subject, however, you sound like you know
    what you’re talking about! Thanks

    Responder
  6. 영천카지노 룰렛
    영천카지노 룰렛 says:

    I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great.
    I do not know who you are but certainly you are going to a famous
    blogger if you are not already ;) Cheers!

    Responder
  7. 남양주슬롯게임
    남양주슬롯게임 says:

    Hello! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog.

    Is it hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.
    I’m thinking about creating my own but I’m not sure where
    to start. Do you have any points or suggestions? Thank you

    Responder
  8. 경주온라인 황금성
    경주온라인 황금성 says:

    I will immediately seize your rss as I can not find your e-mail
    subscription link or newsletter service.
    Do you’ve any? Kindly let me recognise in order that I could subscribe.
    Thanks.

    Responder
  9. 음성온라인 카지노 총판
    음성온라인 카지노 총판 says:

    Wonderful site you have here but I was curious about if you knew of any forums that cover the same topics talked about here?
    I’d really like to be a part of group where I can get comments from other
    knowledgeable individuals that share the
    same interest. If you have any recommendations, please let me
    know. Thank you!

    Responder
  10. 김천바카라 중국점 보는법
    김천바카라 중국점 보는법 says:

    You’re so cool! I don’t think I’ve read through something like that before.
    So nice to discover somebody with a few unique thoughts
    on this subject. Really.. thanks for starting this up.

    This site is one thing that is required on the web,
    someone with a bit of originality!

    Responder
  11. gubaexpo.zottech.com
    gubaexpo.zottech.com says:

    Right now it sounds like Movable Type is the best blogging platform out there right now.
    (from what I’ve read) Is that what you are using on your blog?

    Responder
  12. 정선슬롯머신 규칙
    정선슬롯머신 규칙 says:

    Simply want to say your article is as surprising. The clearness
    in your post is just spectacular and i could assume you are an expert
    on this subject. Well with your permission let me to grab your RSS feed
    to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please keep up
    the gratifying work.

    Responder
  13. www.clotho.jp
    www.clotho.jp says:

    Wow that was odd. I just wrote an very long comment but after I clicked submit my comment didn’t appear.
    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to say excellent blog!

    Responder
  14. unram.ac.id
    unram.ac.id says:

    My programmer is trying to persuade me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the costs. But he’s tryiong none the less.

    I’ve been using Movable-type on a number of websites for about a year and am nervous about switching
    to another platform. I have heard excellent things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress posts
    into it? Any help would be really appreciated!

    Responder
  15. 송파구강원 랜드 콤프
    송파구강원 랜드 콤프 says:

    Incredible! This blog looks just like my old one!
    It’s on a entirely different subject but it has pretty much
    the same page layout and design. Wonderful choice of colors!

    Responder
  16. 김포모히간 카지노
    김포모히간 카지노 says:

    Yesterday, while I was at work, my sister stole my apple ipad and tested to
    see if it can survive a 30 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple
    ipad is now destroyed and she has 83 views. I know this is
    totally off topic but I had to share it with someone!

    Responder
  17. 영동마닐라 cod
    영동마닐라 cod says:

    Excellent site. Plenty of useful info here. I’m sending it
    to several buddies ans additionally sharing in delicious.
    And obviously, thanks to your sweat!

    Responder
  18. 공주시카고 카지노
    공주시카고 카지노 says:

    Everything said made a lot of sense. However, consider this, what if you were to create a awesome headline?
    I mean, I don’t want to tell you how to run your blog,
    however suppose you added a headline to maybe get a person’s attention? I mean Como vive um
    lixeiro na Suécia – Claudia Wallin – Cartas da Suécia is a little plain. You might peek at Yahoo’s home page and watch how they write news
    headlines to get people interested. You might add a video or a picture or two to grab people interested about what you’ve got to say.

    In my opinion, it could make your blog a little bit more interesting.

    Responder
  19. www.asilogiordani.it
    www.asilogiordani.it says:

    Does your website have a contact page? I’m having
    trouble locating it but, I’d like to shoot you an email.
    I’ve got some creative ideas for your blog you might
    be interested in hearing. Either way, great site and I
    look forward to seeing it improve over time.

    Responder
  20. www.drhirsch.at
    www.drhirsch.at says:

    We’re a bunch of volunteers and opening a brand new
    scheme in our community. Your web site provided us with valuable information to work on. You’ve
    done an impressive job and our whole group might be grateful to you.

    Responder
  21. 부여룰렛 전략
    부여룰렛 전략 says:

    Hey there! I simply wish to give you a big thumbs up for the
    great information you’ve got right here on this post.

    I’ll be coming back to your site for more soon.

    Responder
  22. www.pusenmachining.com
    www.pusenmachining.com says:

    I just like the helpful info you supply on your articles.
    I’ll bookmark your weblog and take a look at again here frequently.

    I am moderately certain I will be told plenty of new stuff right right here!
    Best of luck for the following!

    Responder
  23. 영주
    영주 says:

    If some one desires expert view concerning blogging after that i recommend
    him/her to visit this website, Keep up the pleasant work.

    Responder
  24. www.qdshexiang.com
    www.qdshexiang.com says:

    These are in fact great ideas in concerning blogging.
    You have touched some nice points here. Any way keep
    up wrinting.

    Responder
  25. 용인먹튀 없는 토토
    용인먹튀 없는 토토 says:

    I’m truly enjoying the design and layout of your blog. It’s a very easy on the eyes which makes it much more
    pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer
    to create your theme? Fantastic work!

    Responder
  26. mes.mosedu.ru
    mes.mosedu.ru says:

    Heya! I know this is sort of off-topic but I had
    to ask. Does operating a well-established blog such as yours take a lot of work?
    I am completely new to running a blog but I
    do write in my diary everyday. I’d like to start a blog
    so I will be able to share my personal experience and feelings online.

    Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for
    brand new aspiring blog owners. Thankyou!

    Responder
  27. 잠실대만 카지노
    잠실대만 카지노 says:

    Howdy, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just curious
    if you get a lot of spam feedback? If so how do you reduce it,
    any plugin or anything you can recommend? I get so much lately it’s driving me insane so any help is very much
    appreciated.

    Responder
  28. ixlo.pe
    ixlo.pe says:

    Hello, i read your blog occasionally and i own a similar one
    and i was just curious if you get a lot of spam responses?
    If so how do you prevent it, any plugin or anything you can recommend?

    I get so much lately it’s driving me crazy so any assistance is very much appreciated.

    Responder
  29. 전주바카라 게임 다운로드
    전주바카라 게임 다운로드 says:

    What i do not realize is in reality how you’re not really much more smartly-preferred than you might be now.
    You are very intelligent. You recognize therefore significantly in the case of this subject, made me in my opinion believe it from so many various angles.
    Its like men and women are not involved except it is one thing to do with Lady gaga!
    Your own stuffs outstanding. At all times care for it up!

    Responder
  30. 서울바카라 잘하는 방법
    서울바카라 잘하는 방법 says:

    Hmm is anyone else encountering problems with the images on this blog
    loading? I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the blog.
    Any responses would be greatly appreciated.

    Responder
  31. 놀이터출장만남
    놀이터출장만남 says:

    Thank you for the good writeup. It if truth be
    told used to be a enjoyment account it. Look advanced to far added agreeable from
    you! However, how can we be in contact?

    Responder
  32. 군산무료 충전 릴 게임
    군산무료 충전 릴 게임 says:

    Your style is really unique in comparison to other folks I have read stuff from.
    Thanks for posting when you’ve got the opportunity, Guess
    I will just bookmark this blog.

    Responder
  33. 송파카지노 가입
    송파카지노 가입 says:

    Hey there, I think your website might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog site in Chrome, it looks fine but when opening in Internet
    Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, wonderful blog!

    Responder
  34. 강릉시카고 카지노
    강릉시카고 카지노 says:

    May I simply say what a comfort to uncover an individual who actually knows what
    they are talking about on the internet. You definitely know how to
    bring a problem to light and make it important.

    More people ought to read this and understand
    this side of your story. I can’t believe you’re not more popular because you surely
    possess the gift.

    Responder
  35. 동두천토토 검증 사이트
    동두천토토 검증 사이트 says:

    I am extremely impressed with your writing talents and also
    with the format on your blog. Is that this a paid topic or did you modify it yourself?
    Either way stay up the nice high quality writing, it’s uncommon to see a nice blog like this one
    nowadays..

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

« Older CommentsNewer Comments »

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *