Como a mídia é regulada na Suécia

[show_fb_likes]
O Ombudsman sueco da Imprensa levanta uma sobrancelha, como se acabasse de ouvir um impropério ou um desvairado insulto pessoal. A pergunta é se o sistema de regulação da mídia na Suécia pode ser interpretado como algum tipo de censura ou cerceamento da liberdade de imprensa. ”Absolutamente não”, diz um quase raivoso Ola Sigvardsson. ”Trata-se,aqui, de proteger a ética”.

Em 1766, a Suécia aprovou a primeira lei de liberdade de imprensa do mundo. Um século e meio depois, os suecos chegaram à conclusão de que era inadiável criar um modelo que, se de um lado preservava a essencial liberdade de expressão, de outro continha os perigosos excessos da mídia. Em 1916, o país criou o mais antigo conselho supervisor de imprensa da história – um modelo pioneiro, que viria a inspirar a criação de organismos de auto-regulamentação da mídia em diversos países.

Tempos depois, os suecos deram mais um passo à frente: incorporaram representantes da sociedade e do Judiciário ao seu Conselho de Imprensa. Criaram também um Comitê de Radiodifusão para supervisionar o rádio e na TV, e também puseram lá cidadãos comuns – como professores, médicos, representantes de sindicatos. E a presidência dos dois organismos é sempre excercida por juízes da Suprema Corte, que se alternam, em regime de revezamento, à frente dos órgãos de supervisão.

O entendimento sueco é de que o direito de expressar uma opinião traz, em doses iguais, o dever da responsabilidade. ”A liberdade de expressão, quando exercida de forma abusiva, pode ofender, incitar à discriminação e à violência, ou ter consequências negativas para um indivíduo ou uma sociedade como um todo”, diz a literatura oficial sueca sobre o tema.

O modelo sueco é, por definição, um sistema de auto-regulação voluntária da mídia – mas que se equilibra sobre o alicerce de um sólido conjunto de normas de conduta, e leva em conta a voz do público. Não há uma legislação específica para regular a imprensa: o que rege o sistema é um robusto código de ética.

”A ética é sempre muito mais rigorosa do que as leis”, pondera Ola Sigvardsson, ex-jornalista que desde 2011 ocupa o cargo de Ombudsman da Imprensa na Suécia.

”Um jornal poderia, por exemplo, publicar os nomes de pessoas que cometeram suicídio, ou de indivíduos suspeitos de ter praticado um crime. Isso não seria uma violação à lei, mas seria antiético. A ética também manda que a imprensa seja particularmente cuidadosa com as vítimas de crimes, por elas já terem sofrido o suficiente”, observa Sigvardsson.

”A ética é sempre muito mais rigorosa do que as leis”, diz o ombudsman Ola Sigvardsson

Os guardiões da ética na imprensa sueca são o Ombudsman da Imprensa e o Conselho de Imprensa (Pressens Opinionsnämnd). O Ombudsman, também uma invenção sueca (de ”ombud”, representante, e ”man”, povo”), é a face pública do sistema. Ele atua como o primeiro filtro das queixas relacionadas à mídia, e tem poderes para mediar correções e direitos de resposta nos jornais. Casos mais complexos são examinados pelo Conselho em seu conjunto.

O envolvimento no sistema do Conselho de Imprensa é voluntário – mas praticamente todos os jornais e sites noticiosos do país são sócios desse clube: aos olhos do seu exigente público, submeter-se voluntariamente a um real escrutínio representa uma espécie de selo de garantia de responsabilidade.

”Quando o jornal Expressen foi criticado certa vez, o editor estampou a seguinte manchete: ’O Expressen foi criticado pelo Conselho de Imprensa. Leiam sobre isso’. Porque a posição do editor é a de que ser reconhecido como um jornal responsável é o caminho do futuro, e uma maneira de se diferenciar do ”quase jornalismo” que em muitos casos se pratica na internet.

No passado, publicar uma crítica do Conselho era algo vexaminoso. Hoje, eu diria que essa cultura está sendo transformada: publicar uma crítica mostrando que seu jornal errou mostra ao seu público que você está empenhado em ser correto”, diz o Ombudsman da Imprensa, que é nomeado por um comitê especial composto pelo Ombudsman do Parlamento, o presidente da Associação Nacional de Magistrados da Suécia e o presidente do Clube Nacional de Imprensa.

O Conselho de Imprensa sueco é formado por 32 integrantes: além dos quatro juízes da Suprema Corte que se revezam na presidência, a composição do órgão é equilibrada entre 16 representantes das organizações de mídia e 12 membros do público em geral. Os representantes públicos – atualmente composto, entre outros, por médicos e professores – são nomeados pelo Ombudsman do Parlamento, e pelo presidente da Associação Nacional de Magistrados da Suécia.

”Não há qualquer interferência de políticos, do estado ou do governo. É um comitê independente, que realiza uma supervisão independente”, diz Fredrik Wersäll, o juiz da Suprema Corte que preside atualmente o Conselho.

”A Suécia tem uma forte tradição de liberdade de expressão, que é um elemento básico de uma sociedade liberal. Mas por outro lado, é preciso defender os valores éticos”, destaca Wersäll.

O juiz Fredrik Wersäll

Com orçamento anual de 45 milhões de coroas suecas (cerca de 15,3 milhões de reais), o Conselho de Imprensa da Suécia é financiado majoritariamente pelasquatro principais organizações jornalísticas do país: a Associação de Editores de Jornais (75%), a Associação dos Editores de Revistas (5%), a União de Jornalistas (menos de 1%) e o Clube Nacional de Imprensa (menos de 1%) – organismos que são também responsáveis pela formulação do Código de Ética que rege o sistema.

Os cerca de 20% restantes do financiamento do Conselho vêm de uma peculiaridade do sistema sueco: as multas aplicadas a empresas jornalísticas que violam as normas da ética. O valor das multas varia de 13 mil coroas suecas (cerca de 4,4 mil reais), para jornais de menor porte, a 22 mil coroas (aproximadamente 7,4 mil reais) para jornais com tiragem superior a dez mil exemplares.

É um sistema que ainda se apóia consideravelmente na eficácia da ameaça da humilhação pública: jornais que atropelam o código de ética costumam publicar os veredictos do Conselho de Imprensa em notas da proporção de uma página quase inteira – mesmo não sendo obrigados a isso: ”Recomendamos que as críticas sejam publicadas com destaque, mas não há obrigatoriedade no cumprimento da norma”, diz Synnöve Magnusson, secretária-geral do Conselho.

Por que então quase sempre as críticas ocupam quase toda uma página? – pergunto.

”Penso que é porque os jornais têm grande respeito pelo sistema”, responde Synnöve. ”E o sistema funciona, porque os leitores suecos odeiam ver esse tipo de crítica no jornal que compram”.

No site oficial do Conselho de Imprensa, é possível acessar um extenso banco de dados com as reprimendas e punições aplicadas pelo órgão. Um dos casos mais recentes é o de um sueco que se prepara para cumprir pena em uma penitenciária, e que encaminhou a sua queixa ao Conselho: o jornal Aftonbladet havia incluído seu nome em uma lista decondenados pela Justiça procurados pela Interpol, em reportagem intitulada ”Caçados em todo o mundo”.

Só que o homem já havia se apresentado à Justiça, que o condenou a quatro anos de prisão por ter ludibriado os serviços sociais ao fingir estar preso a uma cadeira de rodas para receber benefícios do Estado. O Conselho demandou a correção.

A cada ano, o Conselho recebe em torno de 200 queixas formais, em sua maioria relacionadas à cobertura jornalística sobre suspeitos de crimes e a casos de invasão de privacidade. Este ano, das 136 reclamações recebidas, 72 resultaram em críticas ao órgão jornalístico em questão.

”O sistema é eficiente, e não penso que o código de ética deve ser transformado em lei. Porque uma legislação teria o potencial de reduzir a liberdade de expressão”, opina o Ombudsman da Imprensa.

A Suécia também não tem uma legislação específicapara regular a alta concentração da mídia no país: dois grupos, o sueco Bonniers e o norueguês Schibsted, controlam os jornais de maior circulação nacional e têm diferentes interesses no mercado de TV; a tradicional Bonniers controla ainda a maior editora do país.

”Somos um país pequeno, de pouco mais de 9 milhões de habitantes, e o mercado tende a ser mais concentrado. Temos por outro lado uma forte tradiçãode liberdade de opinião, e fortes valores éticos na mídia.Também há um grande espectro de empresas independentes de distribuição e produção de conteúdo.Mas há um consenso geral de que, a longo prazo, precisaremos ter um novo panorama de mídia no país”, diz Kristoffer Talltorp, o porta-voz do Ministério da Cultura.

Casos de fusão de empresas de mídia, porém, passam obrigatoriamente pelo crivo do Konkurrensverket, a autoridade sueca que regula a competição no país.

”Bloqueamos uma fusão de empresas de mídia recentemente, pois do contrário uma companhia de TV a cabo teria se tornado dominante demais”, conta Maria Ulvensjö, especialista em casos de merger do Konkurrensverket. ”Mas não é proibido na Suécia que uma empresa de mídia cresça e adquira predominância”, acrescenta ela.

Também não há nenhuma proibição formal, na Suécia, de que políticos sejam donos de jornais ou concessões de rádio e TV.

”Mas isso simplesmente não acontece aqui. Seria inaceitável”, afirma o porta-voz do Ministério.

Para o rádio e a TV sueca, o sistema de auto-regulação segue os moldes do modelo adotado na imprensa. Oguardião do sistema é a Comissão de Radiodifusão(Myndigheten för Radio och TV), subordinada ao Ministério da Cultura. São duas as funções do órgão: regulamentar a outorga de concessões, e supervisionar se as regras estabelecidas na Lei de Rádio e Televisão são cumpridas pelas emissoras.

A renovação de concessões de rádio e TV não é automática.

A renovação de concessões de rádio e TV não é automática

”As licenças são concedidas por um período máximo de seis anos”, diz Kerstin Morast, diretora do departamento responsável pela outorga de concessão de licenças. ”Todas as licenças de rádio e TV na Suécia expiram simultaneamente, e portanto a cada seis anos iniciamos um amplo processo de análise da renovação das licenças”.

Não há registro recente, no entanto, de casos de revogação de concessões.

”Não temos problemas sérios de violação das normas na Suécia”, diz Kerstin.

Algumas normas da Lei sueca de Rádio e TV, atualizada em 2010, são:

. O direito de realizar transmissões deve ser exercido, mais especificamente no caso das emissoras públicas,com imparcialidade e objetividade

. Empresas jornalísticas devem garantir que os serviços de jornalismo reflitam os conceitos fundamentais de uma sociedade democrática, o princípio de que todas as pessoas têm igual valor, e a liberdade e dignidade do indivíduo

. Programas para crianças menores de 12 anos de idade não devem ser interrompidos por comerciais

. Anúncios comerciais na TV não devem exceder o total de 12 minutos por hora

A lei sueca também proíbe a veiculação de comerciais destinados a crianças menores de 12 anos de idade.

Igualmente, a lei não permite que estrelas de programas infantis façam qualquer tipo de propaganda na TV.

”E antes das 9 da noite, as emissoras devem também evitar exibir filmes violentos ou que possam amedrontar as crianças. É recomendável ainda que a violência na TV sempre seja mantida em níveis aceitáveis”, diz o jurista Nils Sigfrid, jurista da Comissão de Radiodifusão.

A supervisão do cumprimento das normas é feita em caráter constante, na Comissão, pelo chamado Comitê Supervisor da Radiodifusão (Granskningsnämden för Radio och TV).

O órgão é composto por 11 integrantes, incluindo três juízes da Suprema Corte. Os demais oito membros são representantes públicos, nomeados pelo governo.

”Atualmente, os representantes do público são umprofessor de Mídia e Comunicação, três jornalistas, sendo que um deles é aposentado, um escritor e o diretor de uma companhia de ópera”, detalha Helena Söderman, chefe do departamento de supervisão da Comissão de Radiodifusão.

Não se trata, repete Söderman, de um trabalho de censor: ”Absolutamente nada a ver com censura”, diz ela. ”Temos uma legislação com normas de conduta, e regras especiais que os detentores de concessões devem seguir”.

Dos cerca de 1 300 casos julgados anualmente pelo Comitê, segundo Söderman, a maioria é relacionada à questão da imparcialidade e da exatidão das informações veiculadas.

A punição para o descumprimento das normas é a leitura das críticas do Comitê antes da transmissão do programa em questão – ou multa: casos de emissoras que violam por exemplo as regras sobre anúncios comerciais, ou sobre a proibição de exibir produtos em programas não comerciais, são levados pelo Comitê à Justiça. O valor da multa, nesses casos, pode chegar a5 milhões de coroas suecas (cerca de 1,7 milhão de reais).

Deve haver sensatez no modelo de regulação da mídia dos suecos e seus vizinhos escandinavos, que adotam sistemas semelhantes: Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca aparecem consistentemente no alto dos rankings dos países com o maior índice de liberdade de imprensa do mundo.

(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).

Claudia Wallin
Sobre o Autor

A jornalista brasileira Claudia Wallin, radicada em Estocolmo, é autora do livro Um país sem excelências e mordomias.

411 respostas
« Older CommentsNewer Comments »
  1. cialis online
    cialis online says:

    Thank you for the auspicious writeup. It actually was once a amusement account
    it. Look complex to far brought agreeable from you!
    By the way, how can we communicate?

    Responder
  2. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely useful and it has helped me out loads.
    I’m hoping to contribute & help different customers like its
    aided me. Great job.

    Responder
  3. quest bars nutrition
    quest bars nutrition says:

    Pretty section of content. I just stumbled upon your web site and
    in accession capital to assert that I acquire in fact
    enjoyed account your blog posts. Any way I will be subscribing to your feeds and even I
    achievement you access consistently quickly.

    Responder
  4. cialis price
    cialis price says:

    That is a good tip especially to those new to the blogosphere.
    Short but very accurate information… Thank you for sharing this one.
    A must read post!

    Responder
  5. http://enterfuntech.tumblr.com quest bars cheap
    http://enterfuntech.tumblr.com quest bars cheap says:

    I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you make this website yourself or did you
    hire someone to do it for you? Plz respond as I’m looking to construct my
    own blog and would like to know where u got this from.
    cheers

    Responder
  6. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    Hey there I am so delighted I found your web site, I really found you by accident, while I was looking on Bing for something
    else, Nonetheless I am here now and would just like to say thanks a lot for
    a incredible post and a all round exciting blog (I also
    love the theme/design), I don’t have time to read it all at the minute but I
    have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up
    the great job.

    Responder
  7. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    Heya i’m for the first time here. I found this board and
    I find It really useful & it helped me out a lot. I’m hoping to provide something again and aid others such as you aided me.

    Responder
  8. minecraft games
    minecraft games says:

    Hi there are using WordPress for your blog platform? I’m new
    to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you require any html coding expertise to make your own blog?
    Any help would be greatly appreciated!

    Responder
  9. minecraft games
    minecraft games says:

    Every weekend i used to pay a quick visit this web site, as
    i want enjoyment, as this this web page conations actually
    good funny data too.

    Responder
  10. minecraft games
    minecraft games says:

    Thank you for another magnificent post. Where else may anyone get that type of info in such a
    perfect way of writing? I’ve a presentation subsequent
    week, and I am at the look for such info.

    Responder
  11. minecraft games
    minecraft games says:

    Your style is really unique compared to other people I’ve read stuff
    from. Thank you for posting when you have the opportunity, Guess I
    will just book mark this blog.

    Responder
  12. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    What’s up every one, here every one is sharing these kinds of know-how, so it’s nice to read this web
    site, and I used to pay a quick visit this web site everyday.

    Responder
  13. minecraft games
    minecraft games says:

    Thanks for finally talking about >Como a mídia é regulada na Suécia – Claudia
    Wallin – Cartas da Suécia <Loved it!

    Responder
  14. minecraft games
    minecraft games says:

    Hey there! I’ve been following your website for a while now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from New Caney Tx!
    Just wanted to tell you keep up the fantastic work!

    Responder
  15. plenty of fish dating site
    plenty of fish dating site says:

    Wow! This blog looks just like my old one! It’s on a entirely different topic
    but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of
    colors!

    Responder
  16. plenty of fish
    plenty of fish says:

    magnificent post, very informative. I wonder why the opposite specialists of this sector do
    not understand this. You should continue your writing.
    I am sure, you’ve a huge readers’ base already!

    Responder
  17. plenty of fish
    plenty of fish says:

    Very good article! We are linking to this particularly great content on our site.

    Keep up the great writing.

    Responder
  18. smore.com
    smore.com says:

    Howdy I am so grateful I found your web site, I really found you by error, while I was browsing on Bing for something else,
    Nonetheless I am here now and would just like to
    say thanks for a remarkable post and a all round enjoyable blog (I also
    love the theme/design), I don’t have time
    to go through it all at the moment but I have bookmarked it and also included your RSS feeds, so when I have time I
    will be back to read more, Please do keep up the great work.
    pof natalielise

    Responder
  19. natalielise
    natalielise says:

    It’s hard to come by experienced people about this subject, however, you seem like you know what you’re talking about!
    Thanks plenty of fish natalielise

    Responder
  20. EllRown
    EllRown says:

    Viagra Erfahrungen Kaufen Premios De Propecia Where To Order Doxycycline Lasix Over The Counter Cvs

    Responder
  21. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    excellent issues altogether, you just gained a new reader.
    What would you recommend in regards to your submit that you just made a few
    days in the past? Any certain?

    Responder
  22. quest bars cheap 2019 coupon
    quest bars cheap 2019 coupon says:

    Thanks for another informative website. The place else may
    just I get that kind of info written in such an ideal manner?
    I have a mission that I’m just now running on, and I have been at the
    glance out for such info.

    Responder
  23. EllRown
    EllRown says:

    Achat Viagra Ligne France En Sarcelles Dutasteride Bph Buy Celexa With No Prescription viagra Amoxicillin Urine

    Responder
  24. plenty of fish dating site
    plenty of fish dating site says:

    With havin so much content do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My website has a
    lot of unique content I’ve either written myself or
    outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the internet without
    my authorization. Do you know any methods to help protect against content from being stolen? I’d genuinely appreciate it.

    Responder
  25. Keltync
    Keltync says:

    Viagra Sans Ordonnance Prix Cialis 20mg Lilly 12 Stuck 5mg Cialis buy viagra Canadian Pharmacy Tylenol 3 Propecia En Espana Sin Receta La Viagra Necesita Receta

    Responder
  26. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Having read this I thought it was very enlightening. I appreciate you spending some time and effort to put this
    information together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and commenting.

    But so what, it was still worth it!

    Responder
  27. EllRown
    EllRown says:

    Does Amoxicillin Treat Urinary Tract Infections Cafergot Tablets No Rx Bay Viagra Cials viagra Viagra Commander Sur Internet Levitra Prezzo Farmacia

    Responder
  28. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    Thanks , I have just been looking for info approximately this topic for a long time and yours is the greatest I have came upon till now.
    However, what concerning the bottom line? Are you positive about the source?

    Responder
  29. how to get help in windows 10
    how to get help in windows 10 says:

    Thanks for your marvelous posting! I definitely enjoyed reading it,
    you will be a great author.I will be sure to bookmark your blog
    and may come back in the foreseeable future. I want to
    encourage you to definitely continue your great posts, have
    a nice evening!

    Responder
  30. gamefly free trial
    gamefly free trial says:

    I have been surfing online more than 4 hours today, yet I never found any
    interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me.
    In my opinion, if all website owners and bloggers made
    good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.

    Responder
  31. free minecraft download
    free minecraft download says:

    Hi there everyone, it’s my first pay a quick visit at this site, and paragraph is genuinely fruitful in favor of me, keep up posting such posts.

    Responder
  32. download minecraft for free
    download minecraft for free says:

    It’s actually a nice and helpful piece of info. I’m satisfied that
    you just shared this helpful information with us. Please keep us up to date like this.
    Thanks for sharing.

    Responder
  33. g
    g says:

    May I just say what a relief to find somebody
    that truly knows what they’re discussing on the internet.
    You definitely realize how to bring a problem to light and make it important.

    More people have to read this and understand this side of the story.
    I was surprised that you aren’t more popular since you surely possess the gift.

    Responder
  34. download minecraft pc
    download minecraft pc says:

    Hi there! Would you mind if I share your blog with my twitter group?
    There’s a lot of people that I think would really appreciate your content.
    Please let me know. Thanks

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

« Older CommentsNewer Comments »

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *