Como vive um primeiro-ministro na Suécia

”Quero ser um indivíduo entre outros indivíduos, e não alguém tratado como uma pessoa extraordinária” – Fredrik Reinfeldt&lt

Fredrik Reinfeldt entra no saguão do Parlamento sueco com os passos determinados de um gladiador a caminho da arena de leões esfomeados. Vai enfrentar a sabatina mensal do Frågestund (”Hora das Perguntas”), quando o primeiro-ministro se expõe a quarenta minutos de fogo inimigo para responder a questões dos parlamentares sobre os rumos da Suécia sob a sua liderança.

Aumenta o vaivém discreto de deputados e jornalistas a caminho do plenário. Estamos todos teoricamente ilhados. O Parlamento sueco ocupa toda a minúscula ilha de Helgeandsholmen, cercada de um lado pelas águas do Mar Báltico, de outro pelo lago Mälaren. No horizonte que se abre através dos painés de vidro curvilíneos do saguão, brilha a cúpula dourada da Stadshuset, a sede da Prefeitura. Na margem oposta, diante de Rosenbad, a sede do Governo, pescadores lançam seus anzóis à espera de arenques e salmões.

”Você tem dez minutos”, me avisa no saguão a assessora do primeiro-ministro, Roberta Alenius, dando o sinal para a entrevista com Reinfeldt.

Líder do Partido Moderado (Moderata Samlingspartiet), Fredrik Reinfeldt tornou-se primeiro-ministro da Suécia aos 41 anos de idade, em 2006, quando uma aliança de quatro partidos de centro-direita desalojou do poder a coalizão comandada pelos social-democratas.

De pé na ante-sala do plenário do Parlamento, com fisionomia austera, Reinfeldt falou deste reino onde os políticos ocupam o poder antes exercido pela monarquia, mas não levam vida de príncipe.

 

. A vida dos políticos suecos, sem luxo nem privilégios, obedece a algum tipo de código de conduta moral?

FREDRIK REINFELDT: Eu diria que sim. A Suécia é um país onde não existe o alto grau de desigualdade social que se vê em outros lugares, e este é um aspecto que valorizamos enormemente em nossa sociedade. Por esta razão, buscamos líderes políticos dos quais se possa dizer que são ”um de nós”, e não ”acima de nós”. Este é um ponto básico do pensamento social sueco, que a mim também agrada. Quero ser um indivíduo entre outros indivíduos, e não alguém tratado como uma pessoa extraordinária.  O senso de igualdade entre as pessoas se reflete na alma sueca, no sentimento sueco de identidade nacional, e naquilo que desejamos que a Suécia seja como nação. Eu seria duramente criticado, assim como qualquer outro político, se houvesse a percepção de que vivo uma vida de luxo, inteiramente diferente da vida dos cidadãos comuns.”

. Qual é a origem deste sistema de valores sueco?

FREDRIK REINFELDT: A democracia tem raízes profundas na Suécia. Os políticos compreendem que não estão aqui para se tornarem ricos ou enriquecer suas famílias, nem para criar condições de vida favoráveis para alguns. Estou aqui para realizar reformas e fazer deste um país melhor, de tal maneira que as pessoas digam ”ele está me ouvindo, está resolvendo meus problemas”. Do contrário, os eleitores darão seu voto a outra pessoa. Não vejo isso como um problema. Também acho bom poder continuar a cuidar das coisas cotidianas que costumava fazer antes de ocupar o posto de primeiro-ministro. A diferença é que hoje em dia tenho, é claro, um aparato de segurança em torno de mim. Mas continuo a cuidar da rotina das atividades pessoais do dia a dia, como qualquer cidadão.

. É verdade que o senhor passa as próprias camisas pela manhã, como faz a maioria dos suecos?

FREDRIK REINFELDT: Sim. Não todas as manhãs, porque geralmente passo de uma só vez uma quantidade de camisas suficiente para toda a semana. Mas lavo e passo minhas próprias roupas.

. O senhor também cozinha todas as noites?

FREDRIK REINFELDT: Sim, cozinho para mim e também para meus três filhos, quando estão em minha casa (Fredrik Reinfeldt é divorciado da mulher, a também política Filippa Reinfeldt). Não há nada de estranho nisso, é o que fazem todos os suecos quando voltam do trabalho.

. O senhor tem fama de ser maníaco por limpeza. Ainda limpa a própria casa?

FREDRIK REINFELDT: Tenho dois filhos que são alérgicos a poeira. A necessidade de limpar bem a casa tornou-se uma questão de saúde para meus filhos. Tenho ocasionalmente um serviço de limpeza básica na residência oficial, mas cuido eu mesmo da maior parte da limpeza da casa no dia a dia. Embora não gaste mais tantas horas nessa tarefa como gastava antes de me tornar primeiro-ministro, quando passava a maior parte do domingo fazendo uma grande faxina.

 

. Por que considera importante o senhor próprio cuidar da limpeza?

 

FREDRIK REINFELDT: Gosto de fazer, e além do mais é algo que todos fazem na Suécia, não apenas eu. Limpar a casa me dá a sensação de ter controle sobre a minha própria vida e de cuidar das crianças, o que me faz bem. É um momento relaxante, que procuro tornar agradável. Enquanto limpo, uso fones de ouvido para ouvir música ou acompanhar partidas do meu time de futebol, o Djurgården. A sensação de andar pela casa no fim de uma faxina, enquanto as crianças dormem tranquilamente, é fantástica.

 

. Qual é a sua melhor dica de limpeza?

 

FREDRIK REINFELDT: A parte de trás das camisas sociais velhas é excelente para polir espelhos e vidros de janelas.

. Qual é a sua tarefa preferida?

FREDRIK REINFELDT: Lavar a roupa. Antes, eu preferia limpar a casa. Hoje em dia, gosto mais de lavar as roupas. Isso me dá a sensação de estar preparado.

. Muitas pessoas também o vêem na fila do supermercado.

FREDRIK REINFELDT: Faço minhas próprias compras, como qualquer pessoa. Embora acompanhado por seguranças.

. Como fazer tudo isso e ao mesmo tempo liderar um país?

FREDRIK REINFELDT: As tarefas domésticas não tomam tanto tempo assim. Acho que é importante estar integrado à vida familiar, apesar de ter este tipo de trabalho na política. É uma questão de organização. Dedico uma pequena parte do meu dia aos afazeres da casa, e em seguida retorno à leitura de documentos ou aos telefonemas que necessito dar. É perfeitamente possível combinar o trabalho profissional com o trabalho doméstico.

. Qual é a sua opinião sobre o sistema de países como o Brasil e outras nações, em que políticos possuem privilégios de uma classe à parte?

FREDRIK REINFELDT: Em primeiro lugar, é muito importante dizer que respeito o fato de que o Brasil é uma democracia e que portanto cabe àqueles que são eleitos pelo povo responder a este tipo de questão. Mas para dizer o óbvio, se eu fosse o ministro da Fazenda do Brasil e tivesse que fazer um corte de gastos, eu saberia exatamente por onde começar. Porque quando um político precisa cortar gastos, é muito importante mostrar que ele próprio dá o exemplo. No nosso país, as pessoas estão sempre atentas aos custos da burocracia e da classe política. É necessário que haja equilíbrio. Se um político quer manter a confiança dos eleitores, deve estar próximo das pessoas.

Trecho do livro “Um País Sem Excelências e Mordomias”

66 respostas
« Older Comments
  1. ps4 games
    ps4 games says:

    Fantastic blog you have here but I was wondering if you knew of any user discussion forums that cover the same topics
    talked about here? I’d really like to be a part of community where I can get responses from other knowledgeable individuals that share
    the same interest. If you have any recommendations, please let
    me know. Many thanks!

    Responder
  2. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    I will immediately clutch your rss as I can not to find
    your email subscription link or newsletter service.
    Do you’ve any? Kindly let me realize so that I may just subscribe.
    Thanks.

    Responder
  3. ps4 games
    ps4 games says:

    I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering what all is needed to get setup?
    I’m assuming having a blog like yours would
    cost a pretty penny? I’m not very web smart so I’m not 100% certain. Any tips or advice would be
    greatly appreciated. Cheers

    Responder
  4. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    Your style is unique in comparison to other people I have read stuff from.

    Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I’ll just
    book mark this web site.

    Responder
  5. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    Greetings I am so excited I found your blog, I really found you by error, while
    I was researching on Digg for something else, Anyways I am here now and would just like to say cheers for a incredible
    post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t have time to
    read it all at the moment but I have saved it and also included your RSS feeds, so
    when I have time I will be back to read a great deal more, Please
    do keep up the great work.

    Responder
  6. ps4 games
    ps4 games says:

    Hi! I’ve been following your web site for some time now and finally got the bravery to go
    ahead and give you a shout out from Lubbock Tx!
    Just wanted to say keep up the great job!

    Responder
  7. plenty of fish dating site
    plenty of fish dating site says:

    Excellent web site. A lot of helpful information here.
    I’m sending it to some friends ans also sharing in delicious.
    And certainly, thank you on your effort!

    Responder
  8. plenty of fish dating site
    plenty of fish dating site says:

    I do not even know how I ended up here, but I
    thought this post was good. I do not know who
    you are but definitely you’re going to a famous blogger if you are not already ;)
    Cheers!

    Responder
  9. is coconut oil
    is coconut oil says:

    Hello just wanted to give you a quick heads up.

    The words in your content seem to be running off the
    screen in Safari. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do
    with browser compatibility but I thought I’d post to let you know.
    The design look great though! Hope you get the issue fixed soon. Thanks

    Responder
  10. coconut oil where
    coconut oil where says:

    I got this web page from my pal who informed me concerning
    this web page and at the moment this time I am visiting this website and reading very informative posts at
    this place.

    Responder
  11. tinyurl.com
    tinyurl.com says:

    An interesting discussion is definitely worth comment.
    There’s no doubt that that you should publish more about this issue, it might not be
    a taboo subject but generally people do not talk about
    these issues. To the next! Best wishes!!

    Responder
  12. tinyurl.com
    tinyurl.com says:

    It’s going to be ending of mine day, however before
    end I am reading this enormous piece of writing to improve my
    experience.

    Responder
  13. tinyurl.com
    tinyurl.com says:

    Howdy would you mind letting me know which web host you’re working
    with? I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I must say this blog loads
    a lot quicker then most. Can you recommend a good
    internet hosting provider at a honest price? Thanks a lot,
    I appreciate it!

    Responder
  14. tinyurl.com
    tinyurl.com says:

    I read this paragraph fully about the comparison of
    newest and earlier technologies, it’s awesome article.

    Responder
  15. our coconut oil
    our coconut oil says:

    Hi to all, for the reason that I am truly eager of reading this blog’s
    post to be updated daily. It consists of fastidious information.

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

« Older Comments

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *