O salário líquido de um deputado: 50% a mais do que ganha um professor primário

 

Para viver em um país que tem um dos mais elevados custos de vida do mundo, e onde se paga um dos mais altos impostos do planeta, um deputado do Parlamento sueco recebe o equivalente a cerca de 21 mil reais por mês (em taxa cambial de agosto de 2013). Descontados os impostos, o deputado recebe em sua conta um salário que corresponde, em valores líquidos, a cerca de 50 por cento a mais do que ganha em média um professor primário na Suécia após os descontos fiscais.

O valor bruto do salário de um deputado do Parlamento sueco é comparável ao de um médico do sistema público de saúde, que recebe em média 54,9 mil coroas suecas ao mês (cerca de 8,8 mil dólares). Segundo os números da Agência Central de Estatísticas da Suécia (Statistiska Centralbyrån), o salário médio de um cidadão sueco é de 35,8 mil coroas (cerca de 5,4 mil dólares). Um professor primário ganha em média 26,5 mil (cerca de 4 mil dólares). Uma enfermeira, 32,2 mil (cerca de cinco mil dólares). Um policial recebe em média 30,5 mil (4,6 mil dólares), e um juiz, 45,1 mil coroas (cerca de 7 mil dólares).

Um deputado ganha quase o dobro do que recebe um professor primário – mas no sistema escalonado de impostos que vigora na Suécia, ele paga impostos mais altos sobre o salário. Em coroas suecas, o contra-cheque de um deputado é de 58,3 mil por mês (cerca de 9 mil dólares). Uma vez descontados os impostos, o salário líquido do deputado fica em cerca de 35,2 mil coroas (aproximadamente 5,3 mil dólares). Já um professor primário, que paga uma carga tributária menor, recebe em média um salário líquido de cerca de 18,3 mil coroas suecas (cerca de 2,8 mil dólares). Ou seja, aproximadamente a metade do que recebe um parlamentar.

Com suas 35 mil coroas no bolso, um deputado sueco pode se considerar razoavelmente próspero, e é conveniente que se sinta plenamente realizado. Pois benefícios extras como os defuntos auxílios-paletó do Brasil, ou gratificações, abonos de permanência, adicionais de insalubridade, prêmios, verbas de representação e penduricalhos do gênero não estarão aumentando os zeros em sua conta bancária.

Se um deputado tem sua base eleitoral fora da capital, o que ele pode solicitar é o chamado traktament, uma ajuda de custo para os dias da semana em que trabalha em Estocolmo. O valor desta diária, paga estritamente aos parlamentares que não têm residência permanente na capital, é de 110 coroas suecas (cerca de 16,8 dólares, ou 38 reais).

Uma rápida checagem nas tabelas de preço de Estocolmo dá uma noção do que se compra na capital com 110 coroas suecas na carteira: um café com três ou quatro bullar (os tradicionais pães doces suecos que acompanham o café), ou uma pizza com refrigerante, ou dois maços de cigarro, ou um tradicional prato de köttbullar, as almôndegas suecas servidas com geléia de arandos vermelhos e purê de batata. Nos pequenos restaurantes populares que servem almoço na cidade, um prato executivo sai em média por 90 coroas suecas (cerca de 14 dólares).

Mas para parte considerável dos cidadãos que pagam o salário dos deputados, através do dinheiro de seus impostos, o contra-cheque dos parlamentares ainda é alto demais.

”Por que um deputado tem que ganhar muito mais do que um professor?”, pergunta Monika Karlsson, funcionária da creche que funciona dentro do Parlamento.

Ou, como diria o motorista de táxi do aeroporto de Arlanda: ”Está bom, mas pode ficar melhor”.

No momento iluminado, os deputados do Partido da Esquerda (Vänsterpartiet, ex-comunista) fizeram o mesmo raciocínio da Monika da creche: chegaram à conclusão de que o salário dos deputados na Suécia desafiava o limite do bom senso e do insuportável. Resolveram tomar uma atitude.

No congresso partidário de janeiro de 2012, decidiram que todos os deputados do Vänsterpartiet deveriam obrigatoriamente destinar parte dos seus salários ao partido, a fim de financiar atividades partidárias. Desde então, quando chega o contra-cheque salarial de 58,3 mil coroas suecas, seus deputados ficam com apenas 27,5 mil (cerca de 4,2 mil dólares).

”Para o Vänsterpartiet, é importante o princípio de que ninguém deve enriquecer no exercício da função política. Um político não deve ganhar salários muito maiores do que o de um trabalhador comum”, refletiu a liderança do partido na cidade de Norrköping (leste da Suécia), na página de opinião do jornal Norrköpings Tidningar.

”Estamos na política para promover mudanças na sociedade, e não para enriquecer e fazer carreiras (…) Esperamos que outros partidos políticos tenham coragem suficiente para seguir nosso exemplo”, completou o texto, assinado por Niclas Lundström, Linda Snecker e Per Gawelund.  (Fonte: ”Politikerna har för höga löner”, jornal Norrköpings Tidningar, 14/01/2012)

Se o corte salarial provocar o surgimento de pedras nos rins de alguns parlamentarares do Vänsterpartiet, basta lembrar que, até 1957, os deputados do Parlamento sueco não recebiam sequer salário. A decisão de introduzir o pagamento de salário aos parlamentares foi tomada, segundo os arquivos do Parlamento, após chegar-se à conclusão de que nenhum cidadão deveria ser ”impedido de tornar-se um deputado por razões econômicas”.  Mas o valor do salário não deveria ”ser alto a ponto de se tornar economicamente atraente”. (fonte: ”Riksdagsarvodet – Betänkande av den av riksdagens förvaltningsstyrelse utsedde särskilde utredaren”, Estocolmo, 1998, Parlamento sueco)

”Até pouco tempo atrás, os deputados da Suécia eram sustentados apenas pelos membros de seu partido, e não pelo Estado. Um salário oficial foi então introduzido, mas apenas para os meses do ano em que o Parlamento realizava sessões”, diz Daniel Tarschys, ex-deputado e atual professor de Ciências Políticas da Universidade de Estocolmo.

 

Era um salário baixo, lembra Tarschys.

 

”Quando fui eleito para o Parlamento em 1976, os dois meses de recesso parlamentar não eram pagos, pois presumia-se que neste período os deputados voltariam a trabalhar em tempo integral em seus empregos normais. Como o salário parlamentar era muito baixo, funcionários públicos e também de empresas privadas, que exerciam em paralelo a função de deputados no Parlamento, chegavam a receber uma pequena verba suplementar dos empregadores”, conta Tarschys.

 

Só a partir de 1984, segundo os documentos do Parlamento, os deputados passaram a receber salário mensal para desempenhar a função política em tempo integral.

 

”Na época, o valor da remuneração de um deputado correspondia ao salário médio de um funcionário público. Este valor aumentou gradualmente, e hoje equivale ao salário de um funcionário público de nível sênior, mas não do nível máximo na hierarquia”, observa o cientista político.

 

Deputados suecos ganham mais do a média dos cidadãos, mas menos do que recebe a maior parte dos parlamentares de países da União Européia. Ministros recebem 118 mil coroas mensais (cerca de18 mil dólares). O Presidente do Parlamento recebe por sua função o mesmo valor do salário do Primeiro-Ministro, de 148 mil coroas por mês (aproximadamente 22,6 mil dólares) – o que equivale a cerca de 70 por cento do que ganha o premier da Grã-Bretanha, e aproximadamente a metade do salário do presidente dos Estados Unidos.

Há quem pondere que baixos salários não atraem as mentes mais brilhantes para a política. Para alguns, um salário baixo também traz o risco de que a função política se torne um playground para os mais ricos. O diplomata sueco Hans Blix prega o caminho do meio: um salário ”razoavelmente bom” para os representantes políticos.

”O equiíbrio é necessário.  É não pagar demais, nem de menos. Se você paga salários altos e ainda por cima garante imunidade parlamentar, a carreira política passa a atrair o tipo errado de pessoa. Se paga pouco, pode desestimular pessoas capazes a entrar na política. O importante é que os políticos compreendam que são servidores públicos, e que é o dinheiro público que os alimenta”, diz Blix.

Já outros discordam integralmente da tese de que melhores salários atraem seres vertebrados para a política, e, portanto, políticos mais aptos:

”Eu diria que nunca vi, em nenhum lugar do mundo, um sistema que atraia mentes brilhantes para a política”, me diz o cientista político Rune Premförs, da Universidade de Estocolmo.

 

85 respostas
« Older Comments
  1. ps4 games
    ps4 games says:

    Everything posted was actually very reasonable.
    But, think about this, suppose you added a little information?
    I mean, I don’t want to tell you how to run your blog, but suppose you added a post title to maybe get people’s attention? I mean O salário líquido de um deputado: 50% a mais do
    que ganha um professor primário – Claudia Wallin – Cartas da Suécia is a little vanilla.
    You should look at Yahoo’s front page and watch how they create post titles to grab people to open the links.

    You might try adding a video or a related pic or two to
    grab people excited about what you’ve got to say. In my opinion,
    it might make your website a little livelier.

    Responder
  2. ps4 games
    ps4 games says:

    Woah! I’m really digging the template/theme of this site.

    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to get that “perfect balance” between superb usability and
    visual appearance. I must say you’ve done a superb job with this.
    Additionally, the blog loads extremely quick for me on Opera.

    Superb Blog!

    Responder
  3. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    Its such as you learn my mind! You seem to understand so much about this, such as you wrote the e
    book in it or something. I feel that you simply can do
    with some p.c. to force the message house a bit,
    but other than that, that is excellent blog. A great read.

    I’ll certainly be back.

    Responder
  4. ps4 games
    ps4 games says:

    Actually no matter if someone doesn’t know then its up to other
    visitors that they will help, so here it happens.

    Responder
  5. ps4 games
    ps4 games says:

    I visited several websites but the audio quality for
    audio songs present at this web site is actually fabulous.

    Responder
  6. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    This is really attention-grabbing, You are an overly skilled blogger.
    I have joined your feed and sit up for searching for more of your
    excellent post. Additionally, I have shared your website
    in my social networks

    Responder
  7. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    My spouse and I absolutely love your blog and find
    many of your post’s to be just what I’m looking for.

    Do you offer guest writers to write content for you?
    I wouldn’t mind producing a post or elaborating on a lot of the subjects you
    write concerning here. Again, awesome site!

    Responder
  8. quest bars cheap
    quest bars cheap says:

    Hey there just wanted to give you a quick heads up.
    The words in your article seem to be running off the screen in Chrome.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with browser compatibility but I
    thought I’d post to let you know. The style and design look great though!
    Hope you get the problem fixed soon. Many thanks

    Responder
  9. ps4 games
    ps4 games says:

    Right here is the perfect website for anybody who would like
    to find out about this topic. You realize so much
    its almost hard to argue with you (not that I personally would want to…HaHa).
    You definitely put a fresh spin on a subject that’s
    been written about for ages. Great stuff, just great!

    Responder
  10. plenty of fish dating site
    plenty of fish dating site says:

    Greate pieces. Keep writing such kind of information on your
    page. Im really impressed by it.
    Hi there, You’ve performed a great job. I will certainly digg it and in my opinion recommend to my friends.
    I am confident they will be benefited from this site.

    Responder
  11. coconut oil what
    coconut oil what says:

    Today, I went to the beach front with my kids. I found a sea shell and gave
    it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.”
    She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab
    inside and it pinched her ear. She never wants to go back!
    LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

    Responder
  12. tinyurl.com
    tinyurl.com says:

    Really when someone doesn’t know then its up to other users that they will help, so
    here it occurs.

    Responder
  13. Una Dyer
    Una Dyer says:

    Thanks for your strategies. One thing really noticed is always that banks as well as financial institutions know the dimensions and spending routines of consumers while also understand that a lot of people max out and about their cards around the vacations. They correctly take advantage of this fact and begin flooding your own inbox in addition to snail-mail box with hundreds of Zero APR credit cards offers right after the holiday season concludes. Knowing that should you be like 98 of American open public, you’ll get at the possiblity to consolidate credit card debt and transfer balances for 0 interest rates credit cards.

    Responder
  14. tinyurl.com
    tinyurl.com says:

    Nice post. I was checking constantly this blog and I am impressed!
    Very useful information specially the last part :) I care for such
    info a lot. I was seeking this particular information for a very
    long time. Thank you and good luck.

    Responder
  15. http://tinyurl.com/quest-bars-cheap-39003
    http://tinyurl.com/quest-bars-cheap-39003 says:

    Hi there would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m looking to start my own blog in the near future but I’m
    having a difficult time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Sorry for being off-topic but I had to ask!

    Responder
  16. coconut oil the
    coconut oil the says:

    Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to far added agreeable from you! However, how could we communicate?

    Responder
  17. William Churchill
    William Churchill says:

    It is the best time to make some plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to this article. I desire to read more things about it!

    Responder
  18. coconut oil benefits
    coconut oil benefits says:

    Thank you a lot for sharing this with all folks you actually understand what you are speaking
    about! Bookmarked. Please additionally visit my site =). We may have a link exchange arrangement between us

    Responder
  19. Edward Sharp
    Edward Sharp says:

    Good site you have here.. It’s difficult to find high quality writing like yours nowadays. I truly appreciate people like you! Take care!!

    Responder
  20. Tracey Lawrence
    Tracey Lawrence says:

    I really appreciate this post. I’ve been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thx again

    Responder
  21. Megan Russell
    Megan Russell says:

    Whats up very nice blog!! Guy .. Excellent .. Superb .. I’ll bookmark your blog and take the feeds additionally…I’m happy to search out numerous helpful info right here within the submit, we want work out extra techniques on this regard, thank you for sharing. . . . . .

    Responder
  22. Deirdre Simpson
    Deirdre Simpson says:

    whoah this weblog is wonderful i like reading your articles. Keep up the good paintings! You already know, many people are hunting round for this information, you can help them greatly.

    Responder
  23. benefits
    benefits says:

    You’ve made some really good points there. I
    looked on the internet to find out more about the issue and found most people will go along with your views on this
    website.

    Responder
  24. Justin Taylor
    Justin Taylor says:

    If you would like to get a great deal from this article then you have to apply such strategies to your won website.

    Responder
  25. Keith Lambert
    Keith Lambert says:

    I was just seeking this information for a while. After 6 hours of continuous Googleing, at last I got it in your web site. I wonder what’s the lack of Google strategy that do not rank this type of informative sites in top of the list. Generally the top web sites are full of garbage.

    Responder
  26. Alexandra Roberts
    Alexandra Roberts says:

    I was reading some of your content on this site and I conceive this internet site is very instructive! Keep putting up.

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. Google disse:

    Google

    That could be the finish of this post. Right here you will come across some sites that we think you’ll value, just click the hyperlinks.

  2. Google disse:

    Google

    Below you’ll find the link to some websites that we think you must visit.

« Older Comments

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *